Conservacionismo
Para esta vertente, é preciso conservar a natureza para que possamos utilizar seus recursos naturais de forma controlada e eficiente. Conservar signica
consumir os recursos naturais adequadamente, atendendo as necessdades co
presente e considerando as necessidades das gerações futuras. Na base das principais ações está a mudança de hábitos na vida cotidiana.
Atitudes para a conservação
Algumas ações de nosso dia a dia que podem colaborar para conservação
da natureza:
• evitar todo tipo de desperdício, principalmente nos hábitos alimentares;
- usar os recursos naturais de maneira sustentável, a fim de beneficiar a maioria dos cidadãos, com vistas às gerações futuras;
• usar racionalmente a água e a energia;
• gerar menos lixo e criar formas inteligentes de armazená-lo;
• reduzir, reutilizar e reciclar materiais (os "3 Rs");
• diminuir o padrão de consumo;
• reduzir o desmatamento e praticar o reflorestamento;
• desenvolver combustíveis não poluentes.
Preservacionismo
Esta vertente defende que toda ação causa impacto ambiental e e essencialmente nociva ao ambiente. Crítica algoz do capitalismo, afirma que é necessário e urgente proteger a natureza do desenvolvimento moderno, industrial e urbano.
Os preservacionistas afirmam que a natureza, as plantas, os animais e os ecos. sistemas têm valores intrínsecos, independentemente da vida humana, por isso deveriam ser protegidos e preservados, ou seja, intocados pelos seres humanos e não encarados como recursos para a sobrevivência da humanidade.
Para alguns movimentos ambientalistas, a vida humana deve ser o centro das preocupações: são os antropocentristas; para outros, o centro é a própria natu-reza: são os chamados ecocentristas.
Entre aqueles considerados antropocentristas, há também:
• movimentos que acreditam que a superação da crise ambiental pode ocorrer por meio do desenvolvimento técnico-científico, que tem potencial para criar novas ferramentas e métodos que minimizariam ou recuperariam os impactos ambientais. Seu foco não é criticar o modo de vida e a produção capitalista, uma vez que, para eles, a atual geração já está comprometida com as questões ambientais;
• movimentos que propõem a criação de uma economia "verde", ou seja, um sistema econômico voltado às necessidades humanas, à produção susten-tável, à justiça social e não ao lucro, ao enriquecimento pessoal. O modo de vida atual deve considerar a qualidade de vida das futuras gerações.
Qual das posições é mais convincente?