Baixe o app do Guru IA
Android e iOS

Aluno
Considere o cruzamento parental entre dois indivíduos de lin...
Considere o cruzamento parental entre dois indivíduos de linhagens puras e contrastantes para duas características: pelos pretos e longos x pelos brancos e curtos. A geração F1 era constituída por 100% de indivíduos com pelos pretos e longos.
Considerando que as características de cor e comprimento dos pelos são condicionadas cada uma por um gene e que esses genes têm segregação independente, a proporção esperada entre 240 indivíduos da F2 é:
*
2 pontos
a) 135 pelos pretos e longos – 45 pelos pretos e curtos – 45 pelos brancos e curtos – 15 pelos brancos e longos.
b) 180 pelos pretos e longos – 60 pelos brancos e curtos.
c) 135 pelos pretos e longos – 45 pelos pretos e curtos – 45 pelos brancos e longos – 15 pelos brancos e curtos.
d) 180 pelos pretos e curtos – 60 pelos pretos e longos.
e) 135 pelos pretos e curtos – 105 pelos brancos e longos.
Uma determinada espécie de mamífero apresenta pelos de três colorações diferentes: cinza, preta e branca (albinos). O gene P determina a cor de pelo cinza e seu alelo p a cor preta. Em outro cromossomo, um gene afeta a etapa inicial da pigmentação dos pelos. O alelo dominante B, possibilita o desenvolvimento normal da cor dos pelos, mas o genótipo bb bloqueia toda a produção de pigmentos e o mamífero torna-se albino. Considerado o cruzamento de uma fêmea cinza duplo heterozigota com um macho preto heterozigoto para gene B, qual a probabilidade de nascer uma fêmea albina?
*
2 pontos
a) 1/4
b) 1/2
c) 1/16
d) 1/3
e) 1/8
Em uma espécie de mamíferos, a cor da pelagem é influenciada por dois genes não ligados. Animais AA ou Aa são marrons ou pretos, dependendo do genótipo do segundo gene. Animais com genótipo aa são albinos, pois toda a produção de pigmentos está bloqueada, independentemente do genótipo do segundo gene. No segundo gene, o alelo B (preto) é dominante com relação ao alelo b (marrom). Um cruzamento entre animais AaBb irá gerar a seguinte proporção de prole quanto à cor da pelagem:
*
2 pontos
a) 9 pretos – 3 marrons – 4 albinos.
b) 9 pretos – 4 marrons – 3 albinos.
c) 3 pretos – 1 albino.
d) 1 preto – 2 marrons – 1 albino.
e) 3 pretos – 1 marrom.
Na interação gênica, os casos de epistasia recessiva acontecem em camundongos que possuem pelagem aguti, preta ou albina. No cruzamento do duplo heterozigoto aguti AaPp x AaPp, sabendo-se que o alelo “P” condiciona a cor aguti, o alelo “p” condiciona a cor preta e o alelo “A” permite a manifestação da cor enquanto “a” a inibe, pode-se afirmar corretamente que a proporção mendeliana fenotípica clássica de 9:3:3:1 é alterada para
*
2 pontos
a) 12:3:1.
b) 15:1.
c) 13:3.
d) 9:3:4.
e) 1:4:6:4:1.
INSTRUÇÃO: Para responder à questão, relacione os termos apresentados em 1 a 4 com as informações apresentadas na sequência, numerando os parênteses.
- Dominância
- Ausência de dominância
- Polialelia
- Interação gênica
( ) Dois ou mais pares de genes, com distribuição independente, determinam conjuntamente um caráter herdado.
( ) Um gene impede completamente a expressão de seu alelo em um indivíduo heterozigoto.
( ) Um gene pode exibir três ou mais formas alternativas, mas em um determinado indivíduo existirão apenas dois genes alelos.
( ) Um gene interage com seu alelo, de maneira que o heterozigoto expressa simultaneamente os dois fenótipos dos genitores homozigotos.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
*
2 pontos
a) 3 – 1 – 2 – 4
b) 2 – 4 – 3 – 1
c) 1 – 3 – 4 – 2
d) 4 – 1 – 2 – 3
e) 4 – 1 – 3 – 2
Considere o cruzamento parental entre dois indivíduos de linhagens puras e contrastantes para duas características: pelos pretos e longos x pelos brancos e curtos. A geração F1 era constituída por 100% de indivíduos com pelos pretos e longos. Considerando que as características de cor e comprimento dos pelos são condicionadas cada uma por um gene e que esses genes têm segregação independente, a proporção esperada entre 240 indivíduos da F2 é: * 2 pontos a) 135 pelos pretos e longos – 45 pelos pretos e curtos – 45 pelos brancos e curtos – 15 pelos brancos e longos. b) 180 pelos pretos e longos – 60 pelos brancos e curtos. c) 135 pelos pretos e longos – 45 pelos pretos e curtos – 45 pelos brancos e longos – 15 pelos brancos e curtos. d) 180 pelos pretos e curtos – 60 pelos pretos e longos. e) 135 pelos pretos e curtos – 105 pelos brancos e longos. Uma determinada espécie de mamífero apresenta pelos de três colorações diferentes: cinza, preta e branca (albinos). O gene P determina a cor de pelo cinza e seu alelo p a cor preta. Em outro cromossomo, um gene afeta a etapa inicial da pigmentação dos pelos. O alelo dominante B, possibilita o desenvolvimento normal da cor dos pelos, mas o genótipo bb bloqueia toda a produção de pigmentos e o mamífero torna-se albino. Considerado o cruzamento de uma fêmea cinza duplo heterozigota com um macho preto heterozigoto para gene B, qual a probabilidade de nascer uma fêmea albina? * 2 pontos a) 1/4 b) 1/2 c) 1/16 d) 1/3 e) 1/8 Em uma espécie de mamíferos, a cor da pelagem é influenciada por dois genes não ligados. Animais AA ou Aa são marrons ou pretos, dependendo do genótipo do segundo gene. Animais com genótipo aa são albinos, pois toda a produção de pigmentos está bloqueada, independentemente do genótipo do segundo gene. No segundo gene, o alelo B (preto) é dominante com relação ao alelo b (marrom). Um cruzamento entre animais AaBb irá gerar a seguinte proporção de prole quanto à cor da pelagem: * 2 pontos a) 9 pretos – 3 marrons – 4 albinos. b) 9 pretos – 4 marrons – 3 albinos. c) 3 pretos – 1 albino. d) 1 preto – 2 marrons – 1 albino. e) 3 pretos – 1 marrom. Na interação gênica, os casos de epistasia recessiva acontecem em camundongos que possuem pelagem aguti, preta ou albina. No cruzamento do duplo heterozigoto aguti AaPp x AaPp, sabendo-se que o alelo “P” condiciona a cor aguti, o alelo “p” condiciona a cor preta e o alelo “A” permite a manifestação da cor enquanto “a” a inibe, pode-se afirmar corretamente que a proporção mendeliana fenotípica clássica de 9:3:3:1 é alterada para * 2 pontos a) 12:3:1. b) 15:1. c) 13:3. d) 9:3:4. e) 1:4:6:4:1. INSTRUÇÃO: Para responder à questão, relacione os termos apresentados em 1 a 4 com as informações apresentadas na sequência, numerando os parênteses.
- Dominância
- Ausência de dominância
- Polialelia
- Interação gênica
( ) Dois ou mais pares de genes, com distribuição independente, determinam conjuntamente um caráter herdado. ( ) Um gene impede completamente a expressão de seu alelo em um indivíduo heterozigoto. ( ) Um gene pode exibir três ou mais formas alternativas, mas em um determinado indivíduo existirão apenas dois genes alelos. ( ) Um gene interage com seu alelo, de maneira que o heterozigoto expressa simultaneamente os dois fenótipos dos genitores homozigotos. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é * 2 pontos a) 3 – 1 – 2 – 4 b) 2 – 4 – 3 – 1 c) 1 – 3 – 4 – 2 d) 4 – 1 – 2 – 3 e) 4 – 1 – 3 – 2