Dentro da fase II da reabilitação cardiovascular, o fisioterapeuta tem um papel fundamental na estruturação e acompanhamento da sessão. Na sessão, algumas etapas ou fases devem estar contidas dentro de uma organização lógica.
Qual é a importância dessas etapas?
A.
A sessão deve conter fase de aquecimento, fase de equilíbrio e fase de resfriamento. Essas fases são importantes para adaptar o organismo às demandas que o exercício físico irá impor.
B.
A fase de aquecimento pode ser suplantada, pois o déficit de oxigênio não é um problema para indivíduos em reabilitação cardiovascular, visto que a capacidade aeróbica é baixa se comparada a indivíduos saudáveis.
C.
A fase de resfriamento é necessária para reduzir a pressão arterial de forma abrupta, pois é extremamente perigoso manter ela elevada por mais de 20 minutos na fase de equilíbrio.
D.
Durante a fase de equilíbrio, o período de sobrecarga pode durar mais de 20 minutos e dificilmente há falta de tolerância do indivíduo, pois ele está com a capacidade aeróbica reduzida e sentirá dispneia e cansaço.
E.
As fases são fase de aquecimento, fase de equilíbrio e fase de desaquecimento, sendo que a de aquecimento deve ser maior que a de equilíbrio, visto que esses pacientes não devem ser submetidos a carga excessiva.