Efeito da felicidades: os 4 hormônios o prazer.
Os hormônios do prazer são a dopamina, a serotonina, a endorfina e a ocitocina, e são conhecidos como o "quarteto da felicidade". Eles estão sempre ativos no organismo e, quando em equilíbrio, podem causar estresse, insônia, mau humor e ganho de peso.
Endorfina - é o analgésico natural do organismo. Ajuda a amenizar situações difíceis, como o estresse. Conhecida por seu efeito "euforizante", é capaz de produzir sensações de prazer, disposição e felicidade semelhantes às produzidas pelas drogas opiáceas, como a morfina.
Dopamina - conhecida como "hormônio da satisfação e bem-estar", é a substância que torna a vida mais positiva, pois é responsável pela troca de sinais entre os neurônios, proporcionando sensações de prazer e bem-estar. Suas principais funções incluem a regulação das emoções, do bom humor, do apetite e até mesmo do libido. Aumenta a sensação de vitalidade, disposição e motivação. Toda a vez que você se sente importante, a serotonina está ativada.
Serotonina - é quem promove a motivação no dia a dia. Trata-se de um neurotransmissor que atua no sistema nervoso central e influencia, por exemplo, nosso humor. Atua sobre as emoções e a atenção. Aumenta a sensação de vitalidade, disposição e motivação. Conhecida como "hormônio do amor", pois costuma ser liberado quando estamos com nossos parceiros. Na mulher, é produzido na gestação e parto, e "transborda" na relação. É responsável pela sensação de confiança que auxilia na criação de laços, nos sentimentos de amor, união social e bem-estar. É o hormônio das relações e do sentimento de calma e segurança.
Abaixo com as cadeias abaixo identifique as funções orgânicas encontradas na endorfina e na endorfina:
(estruturas químicas) Endorfina é um hormônio produzido naturalmente pelo ser humano e, quando produzido, promove sensação de bem-estar, de modo a atuar como um analgésico natural. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações a seguir.