Em 1913, Niels Bohr desenvolveu um modelo atômico que fornece uma explicação revolucionária para a origem dos espectros atômicos, resolvendo problemas que os modelos anteriores não conseguiam explicar. Bohr propôs que os elétrons estão arranjados em níveis de energia específicos e que a energia desses níveis era quantizada. Apesar de seu modelo ter sido um grande avanço, ele não explicava todas as propriedades atômicas observadas posteriormente.
Animação que demonstra um átomo em seu estado fundamental, onde o elétron ganha e perde energia, retornando à condição inicial.
Fonte: Bohr's Model of an Atom - Class 9 Tutorial on Make a GIF. Disponível em: https://makeagif.com/gif/bohrs-model-of-an-atom-class-9-tutorial-fP66oG7.
Fotos que demonstram um átomo em seu estado fundamental, onde o elétron ganha e perde energia, retornando à condição inicial.
Sobre os postulados de Bohr, é incorreto afirmar que:
A) A energia do elétron só pode assumir certos valores discretos, ocupando níveis de energia permitidos ao redor do núcleo.
B) Quando o elétron passa de uma órbita para outra superior, ele absorve uma quantidade de energia, definida como quantum de energia.
C) O elétron move-se em órbitas circulares e bem definidas (níveis de energia) em torno do núcleo do átomo.
D) É permitido a um elétron permanecer entre dois níveis de energia.