"Em 'Sistemas Operacionais Modernos', Tanenbaum (2012) apresenta uma visão abrangente dos sistemas operacionais, explorando desde os fundamentos até os avanços mais recentes. O autor destaca a importância do gerenciamento de processos, memória, dispositivos de entrada e saída, e sistemas de arquivos para o funcionamento eficiente de um sistema operacional."
TANENBAUM, Andrew S. Sistemas operacionais modernos. 7. ed. Rio de Janeiro: Pearson Education do Brasil, 2012.
Com relação aos Sistemas Operacionais, avalie as afirmações a seguir:
I. A reentrância significa que o mesmo código de programa residente em memória é utilizado por vários usuários ao mesmo tempo.
II. A diferença entre interrupção e exceção é que uma interrupção é sempre gerada por algum evento externo ao programa e, nesse caso, independe da instrução que está sendo executada, e a exceção é resultado direto da execução de uma instrução do próprio programa, como a divisão de um número por zero ou a ocorrência de overflow.
III. Na concorrência, o processador deve possuir a capacidade de executar instruções e ao mesmo tempo solicitar operações de E/S, permite que diversas tarefas sejam executadas ao mesmo tempo. Também, o conceito de concorrência é o princípio básico para o projeto e a implementação dos sistemas multiprogramáveis.