Em um experimento realizado no laboratório de eletricidade, os alunos misturaram três substâncias: 50 mL de água, 10 mL de óleo (0,9 g/mL) e NaCl, montando uma lâmpada de lava. Ao agitar o conteúdo do béquer com água e óleo (ρ = 0,9 g/mL) por 20 segundos, o NaCl pode migrar temporariamente para o óleo, mas ao repousar as substâncias, o fenômeno a natureza da mistura e a densidade do sólido motivam sua separação em duas fases.
Lâmpada de lava: Uma mistura divertida criada por Edward Craven Walker, que tem o objetivo de decorar ou iluminar ambientes devido ao efeito de bolhas, decorrentes das diferentes densidades das substâncias presentes na lâmpada.
Fonte: BENNETT, J. E. A luz e a lâmpada. Disponível em: ...
Considerando as propriedades e propriedades das substâncias fornecidas, marque a alternativa correta sobre a composição da lâmpada de lava e indique quais componentes não podem ser separados:
Alternativas
a) Mistura heterogênea, onde 15 g de sal de cozinha se dissolvem em um componente da mistura, enquanto outro componente mantém-se insolúvel.
b) Mistura homogênea, onde 15 g de sal de cozinha se dissolvem e os componentes são miscíveis entre si, não podendo ser separados.
c) Mistura heterogênea, onde 5,0 g de sal de cozinha se dissolvem e os componentes são imiscíveis entre si, podendo ser separados.
d) Mistura homogênea, onde 5,0 g de sal de cozinha se dissolvem e os componentes são miscíveis entre si, não podendo ser separados.
e) Mistura heterogênea, onde 10 g de sal de cozinha se dissolvem e os componentes da mistura não separam por completo devido à ação do sal. Mistura apenas se dá após adição de água.