Baixe o app do Guru IA
Android e iOS

Fernanda
Está correto somente o que se afirma em: V, F, V, F. F, ...
Está correto somente o que se afirma em:
V, F, V, F.
F, F, V, V.
V, V, F, F.
F, V, V, F.
V, V, F, V.
Pergunta 2
Pergunta 2
0
Pontos
Leia o trecho a seguir:
“A anemia é considerada um problema de saúde pública nos países em desenvolvimento e também nos países desenvolvidos. Nas últimas décadas, diversas estratégias foram adotadas por diversos países, porém poucos foram os avanços conquistados na diminuição da prevalência de anemia. A anemia pode ser determinada por diversos fatores, porém a principal causa da anemia é a deficiência de ferro. Estima-se que 50% dos casos de anemia são consequências da deficiência de ferro.”
Fonte: BORTOLINI, G. A.; FISBERG, M. Orientação nutricional do paciente com deficiência de ferro. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, São Paulo, v. 32, p. 105-113, 2010. p. 105. Disponível em: https://bit.ly/3l9WyBB. Acesso em: 14 ago. 2020.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre produtos naturais de origem animal, mineral e microbiana utilizados em farmácia, analise as afirmativas a seguir:
I. O enxofre é considerado um antisséptico amplamente utilizado, principalmente em estruturas córneas.
II. Os microrganismos em interação com plantas podem viver nos tecidos internos, sendo denominados de epifíticas.
III. As fontes inorgânicas de minerais são facilmente tratáveis e entram nas formulações farmacêuticas sem exigências especiais.
IV. Os minerais são usados como meio de transferência das substâncias ativas ou utilizados como composto ativo nas formas farmacêuticas.
Está correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
II e III.
III e IV.
II e IV.
I e IV.
Pergunta 3
Pergunta 3
0
Pontos
Leia o trecho a seguir:
“Os produtos naturais são utilizados pela humanidade desde tempos imemoriais. A busca por alívio e cura de doenças pela ingestão de preparados talvez tenha sido uma das primeiras formas de utilização dos produtos naturais. A história do desenvolvimento das civilizações Oriental e Ocidental é rica em exemplos da utilização de recursos naturais na medicina, no controle de pragas e em mecanismos de defesa, merecendo destaque a civilização Egípcia, Greco-romana e Chinesa.”
Fonte: VIEGAS JUNIOR, C.; BOLZANI, V. S.; BARREIRO, E. J. Os produtos naturais e a química medicinal moderna. Química Nova, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 326-337, abr. 2006. p. 326. Disponível em: https://bit.ly/3hkvNYS. Acesso em: 14 ago. 2020.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre produtos naturais de origem animal, mineral e microbiana utilizados em farmácia, analise as afirmativas a seguir:
I. A descoberta das prostaglandinas na Plexaura homomalla (espécie marinha) elucidou inúmeras substâncias similares aos vegetais superiores terrestres, facilitando manipulação e isolamento.
II. Os ascídios, pertencentes ao filo Chordata, são responsáveis pela síntese de diversos metabólitos secundários, uma vez que são predadores móveis.
III. Existem diversas fontes para obtenção de produtos bioativos, dentre elas os animais, sendo relatado o desenvolvimento de medicamentos como Captopril.
IV. As caerinas são substâncias extraídas de anfíbios e utilizadas no combate ao vírus do herpes e da imunodeficiência humana (HIV).
Está correto apenas o que se afirma em:
III e IV.
II, III e IV.
II e IV.
I e IV.
I, II e III.
Pergunta 4
Pergunta 4
0
Pontos
Leia o trecho a seguir:
“A Mikania glomerata, conhecida popularmente como guaco, tem informações etnofarmacológicas que lhe atribuem as propriedades tônica, depurativa, antipirética, estimulante do apetite, no tratamento da gripe, além de ser indicada para inflamações da garganta, utilizando-se as folhas cozidas para gargarejo. Algumas ações sobre as vias respiratórias foram comprovadas experimentalmente e são justificadas pelos seus efeitos antialérgicos broncodilatadores, antimicrobianos e antiedematogênicos.”
Fonte: SOARES, A. K. A. et al. Avaliação da segurança clínica de um fitoterápico contendo Mikania glomerata, Grindelia robusta, Copaifera officinalis, Myroxylon toluifera, Nasturtium officinale, própolis e mel em voluntários saudáveis. Revista Brasileira de Farmacognosia, João Pessoa, v. 16, n. 4, p. 447-454, dez. 2006. Disponível em: https://bit.ly/34rk5s3. Acesso em: 14 ago. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fitoterapia e fitoterápicos, analise as afirmativas a seguir:
I. A produtividade, em termos de biomassa, é um dos fatores fundamentais para o cultivo e a viabilidade da produção do fitoproduto.
II. A atividade toxicológica deve ser um procedimento secundário da avaliação da droga vegetal destinada para produtos fitoterápicos.
III. A concentração do princípio ativo no fitoterápico deve preceder análises de identificação botânica e é essencial nas formulações farmacêuticas.
IV. Análises da morfologia externa da droga vegetal correspondem a um dos mecanismos de segurança em termos de eficácia do fitoproduto obtido.
Está correto apenas o que se afirma em:
II e III.
III e IV.
I, II e IV.
I e IV.
I e III.
Pergunta 5
Pergunta 5
0
Pontos
Leia o trecho a seguir:
“Os medicamentos fitoterápicos à base de valeriana são elaborados com os extratos aquoso ou etanólico ou com o extrato seco padronizado […] de suas raízes. Os ensaios clínicos randomizados e controlados por placebo mostraram que a valeriana pode melhorar a qualidade do sono, diminuindo o seu tempo de latência sem produzir ressacas matinais […].”
Fonte: ALEXANDRE, R. F.; BAGATINI, F.; SIMÕES, C. M. O. Potenciais interações entre fármacos e produtos à base de valeriana ou alho. Revista Brasileira de Farmacognosia, João Pessoa, v. 18, n. 3, p. 455-463, set. 2008. p. 456. Disponível em: https://bit.ly/2E51GXh. Acesso em: 14 ago. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as plantas que agem no sistema nervoso central, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) As raízes da valeriana podem ser submetidas à extração com líquidos de natureza polar, como a água, potencializando o método extrativo e a ação.
II. ( ) Os voltriatos (componentes majoritários) da valeriana são responsáveis pela bioatividade, assim como os alcaloides e flavonoides das raízes.
III. ( ) Os voltriatos atuam sobre o neurotransmissor GABA, elevando suas concentrações no sistema nervoso central desempenhando uma ação sedativa.
IV. ( ) A composição fitoquímica da valeriana quanto aos monoterpenos está intimamente relacionada a condições climáticas e a seu processo de secagem.
V. ( ) A Valeriana officinalis era um dos fármacos mais utilizados do mundo antigo, sendo observada nas civilizações babilônicas e egípcias.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, F, V, V, F.
V, V, F, F, F.
V, F, V, F, V.
F, F, F, V, V.
F, V, F, V, F.
Pergunta 6
Pergunta 6
0
Pontos
Leia o trecho a seguir:
“No século XXI, vive-se um paradoxo da abundância na área de saúde. O conhecimento da ciência e da tecnologia é enorme e cada vez mais veloz, oferecendo infinitas possibilidades tecnológicas de tratar todas as formas de doenças. Entretanto, nem sempre essas possibilidades têm sido aproveitadas para melhorar o acesso das populações aos medicamentos que continuam com seus preços exorbitantes e incompatíveis com os orçamentos de saúde dos países, incluindo desenvolvidos e em desenvolvimento […]. A indústria de plantas medicinais e de fitoterápicos pode representar uma excelente alternativa para responder à questão acima […].”
Fonte: HASENCLEVER, L. et al. A indústria de fitoterápicos brasileira: desafios e oportunidades. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 8, p. 2559-2569, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2QiHOSR. Acesso em: 16 ago. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fitoterapia, fitoterápicos e sua utilização, analise as afirmativas a seguir:
I. ( ) A estabilidade do composto bioativo é regulada por meio da adição de adjuvantes conservadores, que por sua vez ajustam as propriedades fisiológicas.
II. ( ) Extratos espessos são modos de preparação de substâncias gomosas, algo que pode ser notado na tintura amplamente utilizada em machucados na epiderme.
III. ( ) Entende-se como qualidade total o conjunto de ações de planejamento, supervisão e gerenciamento da qualidade, compreendendo os insumos e o ciclo de produção.
IV. ( ) Os reguladores organolépticos diretos dos fitoterápicos consistem nos ajustes de pH e potencial osmótico, possibilitando a adesão dos consumidores ao produto.
V. ( ) Por vezes a classe de metabólitos responsável pela atividade biológica é desconhecida; mesmo assim, deve-se proceder a análise quantitativa dos fitoquímicos utilizando algum marcador.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, F, F, F, V.
F, V, V, F, F.
F, V, F, F, V.
F, F, V, F, V.
V, V, V, F, F.
Pergunta 7
Pergunta 7
0
Pontos
Leia o trecho a seguir:
“Passiflora incarnata, popularmente conhecida como maracujá-vermelho, tem informações etnofarmacológicas que lhe atribuem às propriedades sedativas, antiespasmódicas e ansiolíticas […]. Suas aplicações clínicas no mundo inteiro são evidentes pelo fato de a P. incarnata ser uma planta oficial na British Herbal Pharmacopoeia 1983, Homoeopathic Pharmacopoeia da Índia 1974, United States Homoeopathic Pharmacopoeia 1981, Pharmacopoeia Helvetica 1987 e nas farmacopeias do Egito, França, Alemanha e Suíça […].”
Fonte: NASCIMENTO, D. F. et al. Estudo de toxicologia clínica de um fitoterápico contendo Passiflora incarnata L., Crataegus oxyacantha L., Salix alba L. em voluntários saudáveis. Revista Brasileira Farmacognosia, João Pessoa, v. 19, n. 1b, p. 261-268, mar. 2009. p. 261. Disponível em: https://bit.ly/3aNPsOk. Acesso em: 14 ago. 2020.
Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre plantas que atuam no sistema nervoso central e sua atividade farmacológica, analise as afirmativas a seguir:
I. A cocaína é um alcaloide absorvido pelas mucosas que estimula a propagação do impulso nervoso, aumentando a hiperestimulação do indivíduo, sendo extremamente perigoso.
II. Produtos obtidos da Erythroxylon coca atuam nas terminações colinérgicas, sendo responsáveis pelo aumento da atividade nos sistemas digestivo e urinário.
III. O grupo responsável pela atividade biológica da P. incarnata é o dos flavonoides, que são encontrados, principalmente, nas folhas e desempenham ação ansiolítica.
IV. O maracujá é uma planta trepadeira de ciclo longo, sendo encontratada em áreas temperadas do globo.
Está correto apenas o que se afirma em:
I e III.
I, II e IV.
III e IV.
I, II e III.
II e IV.
Pergunta 8
Pergunta 8
0
Pontos
Leia o trecho a seguir:
“[…] permitindo aos nutricionistas formularem dietas cada vez mais específicas, de modo a atender, com maior precisão, as exigências dos animais. Por outro lado, as variações na biodisponibilidade de minerais, as ações de sinergismo ou antagonismo existentes entre minerais e os problemas ambientais cada vez mais crescentes com o uso de fontes inorgânicas nas rações de suínos têm alertado pesquisadores a buscarem alternativas que resultem em menor excreção pelos animais […].”
Fonte: MUNIZ, M. H. B. et al. Fontes de minerais orgânicos e inorgânicos para leitões desmamados. Ciência Rural, Santa Maria, v. 40, n. 10, p. 2163-2168, out. 2010. Disponível em: https://bit.ly/2CMvCXi. Acesso em: 14 ago. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre produtos naturais de origem animal, mineral e microbiana utilizados em farmácia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) O magnésio pode constituir as formas farmacêuticas laxativas, assim como o zinco, atuando na retenção dos eletrólitos.
II. ( ) Adicionar flúor, cálcio e magnésio na água de consultórios, na proporção 2:1:1, interfere no desenvolvimento bacteriano sobre a superfície dos dentes.
III. ( ) Formulações à base de platina atuam sobre o desenvolvimento do câncer, enquanto o bismuto pode desempenhar função bactericida.
IV. ( ) As águas continentais são fontes mais ricas de minerais em comparação às águas oceânicas.
V. ( ) O bócio endêmico representa um problema de saúde pública, podendo ser prevenido por meio da adição de iodo ao sal de cozinha.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, V, V, V, F.
V, V, F, F, V.
V, F, F, V, F.
F, F, V, F, V.
F, V, V, F, V.
Pergunta 9
Pergunta 9
0
Pontos
Leia o trecho a seguir:
“O profundo conhecimento do arsenal químico da natureza pelos povos primitivos e pelos indígenas pode ser considerado fator fundamental para o descobrimento de substâncias tóxicas e medicamentosas ao longo do tempo. A convivência e o aprendizado com os mais diferentes grupos étnicos trouxeram valiosas contribuições para o desenvolvimento da pesquisa em produtos naturais, do conhecimento da relação íntima entre a estrutura química de um determinado composto e suas propriedades biológicas e da inter-relação animais/insetos-planta.”
Fonte: VIEGAS JUNIOR, C.; BOLZANI, V. S.; BARREIRO, E. J. Os produtos naturais e a química medicinal moderna. Química Nova, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 326-337, abr. 2006. p. 326-327. Disponível em: https://bit.ly/3hkvNYS. Acesso em: 16 ago. 2020.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre produtos naturais de origem animal, mineral e microbiana utilizados em farmácia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) O talco é uma substância genuinamente inorgânica utilizada em procedimentos cirúrgicos abdominais, podendo agir como antisséptico.
II. ( ) A briostatina isolada dos briozoários age contra o câncer por ser um inibidor do ciclo celular, atuando de maneira similar à pseudopterosina e à manoalida (isoladas de espongiários).
III. ( ) O Tirofiban, medicamento sintetizado a partir de veneno de víbora, em combinação com a heparina, age em quadros de disfunção cardíaca como angina.
IV. ( ) Manzaminas são alcaloides isolados de bactérias de espongiários e atuam sobre o crescimento das células cancerosas.
Está correto somente o que se afirma em:
F, V, F, V.
F, V, V, F.
V, V, F, F.
V, F, V, V.
V, F, V, F.
Pergunta 10
Pergunta 10
0
Pontos
Leia o trecho a seguir:
“Estudos recentes sugerem que além de possuir propriedades antibacterianas, M. officinalis pode modular várias medidas de comportamento, como um moderado sedativo em transtorno do sono, na atenuação de sintomas de desordens nervosas, inclusive a redução de excitabilidade, ansiedade e tensão […]. A M. officinalis também é rica em óleo essencial, apresentando alto valor agregado no mercado […].”
Fonte: REIS, É. S. et al. Teor e composição química do óleo essencial de Melissa officinalis L. in vitro sob influência do meio de cultura. Acta Scientiarum Agronomy, Maringá, v. 31, n. 2, p. 331-335, jun. 2009. p. 331. Disponível em: https://bit.ly/3j3GYG0. Acesso em: 14 ago. 2020.
Considerando o trecho apresentado e o conteúdo estudado sobre a atividade ansiolítica das plantas que atuam no sistema nervoso central (SNC), analise as afirmativas a seguir:
I. A erva-cidreira é conhecida morfologicamente pelo hábito trepador do seu caule escandente, bem como pelas suas folhas cordiformes.
II. Além de atuar contra distúrbios de ansiedade, a erva-cidreira trata disfunções digestivas e herpes labial.
III. O componente majoritário da Melissa officinalis é o ácido rosmarínico, proveniente do ácido hidroxicinâmico.
IV. A Melissa officinalis é uma planta anual nativa das Américas e domesticada em todo o mundo.
Está correto apenas o que se afirma em:
II e III.
I, III e IV.
III e IV.
I e II.
II e IV.
Filtro de questões (10)
Está correto somente o que se afirma em:
V, F, V, F.
F, F, V, V.
V, V, F, F.
F, V, V, F.
V, V, F, V. Pergunta 2 Pergunta 2 0 Pontos Leia o trecho a seguir: “A anemia é considerada um problema de saúde pública nos países em desenvolvimento e também nos países desenvolvidos. Nas últimas décadas, diversas estratégias foram adotadas por diversos países, porém poucos foram os avanços conquistados na diminuição da prevalência de anemia. A anemia pode ser determinada por diversos fatores, porém a principal causa da anemia é a deficiência de ferro. Estima-se que 50% dos casos de anemia são consequências da deficiência de ferro.” Fonte: BORTOLINI, G. A.; FISBERG, M. Orientação nutricional do paciente com deficiência de ferro. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, São Paulo, v. 32, p. 105-113, 2010. p. 105. Disponível em: https://bit.ly/3l9WyBB. Acesso em: 14 ago. 2020. Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre produtos naturais de origem animal, mineral e microbiana utilizados em farmácia, analise as afirmativas a seguir: I. O enxofre é considerado um antisséptico amplamente utilizado, principalmente em estruturas córneas. II. Os microrganismos em interação com plantas podem viver nos tecidos internos, sendo denominados de epifíticas. III. As fontes inorgânicas de minerais são facilmente tratáveis e entram nas formulações farmacêuticas sem exigências especiais. IV. Os minerais são usados como meio de transferência das substâncias ativas ou utilizados como composto ativo nas formas farmacêuticas. Está correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
II e III.
III e IV.
II e IV.
I e IV. Pergunta 3 Pergunta 3 0 Pontos Leia o trecho a seguir: “Os produtos naturais são utilizados pela humanidade desde tempos imemoriais. A busca por alívio e cura de doenças pela ingestão de preparados talvez tenha sido uma das primeiras formas de utilização dos produtos naturais. A história do desenvolvimento das civilizações Oriental e Ocidental é rica em exemplos da utilização de recursos naturais na medicina, no controle de pragas e em mecanismos de defesa, merecendo destaque a civilização Egípcia, Greco-romana e Chinesa.” Fonte: VIEGAS JUNIOR, C.; BOLZANI, V. S.; BARREIRO, E. J. Os produtos naturais e a química medicinal moderna. Química Nova, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 326-337, abr. 2006. p. 326. Disponível em: https://bit.ly/3hkvNYS. Acesso em: 14 ago. 2020. Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre produtos naturais de origem animal, mineral e microbiana utilizados em farmácia, analise as afirmativas a seguir: I. A descoberta das prostaglandinas na Plexaura homomalla (espécie marinha) elucidou inúmeras substâncias similares aos vegetais superiores terrestres, facilitando manipulação e isolamento. II. Os ascídios, pertencentes ao filo Chordata, são responsáveis pela síntese de diversos metabólitos secundários, uma vez que são predadores móveis. III. Existem diversas fontes para obtenção de produtos bioativos, dentre elas os animais, sendo relatado o desenvolvimento de medicamentos como Captopril. IV. As caerinas são substâncias extraídas de anfíbios e utilizadas no combate ao vírus do herpes e da imunodeficiência humana (HIV). Está correto apenas o que se afirma em:
III e IV.
II, III e IV.
II e IV.
I e IV.
I, II e III. Pergunta 4 Pergunta 4 0 Pontos Leia o trecho a seguir: “A Mikania glomerata, conhecida popularmente como guaco, tem informações etnofarmacológicas que lhe atribuem as propriedades tônica, depurativa, antipirética, estimulante do apetite, no tratamento da gripe, além de ser indicada para inflamações da garganta, utilizando-se as folhas cozidas para gargarejo. Algumas ações sobre as vias respiratórias foram comprovadas experimentalmente e são justificadas pelos seus efeitos antialérgicos broncodilatadores, antimicrobianos e antiedematogênicos.” Fonte: SOARES, A. K. A. et al. Avaliação da segurança clínica de um fitoterápico contendo Mikania glomerata, Grindelia robusta, Copaifera officinalis, Myroxylon toluifera, Nasturtium officinale, própolis e mel em voluntários saudáveis. Revista Brasileira de Farmacognosia, João Pessoa, v. 16, n. 4, p. 447-454, dez. 2006. Disponível em: https://bit.ly/34rk5s3. Acesso em: 14 ago. 2020. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fitoterapia e fitoterápicos, analise as afirmativas a seguir: I. A produtividade, em termos de biomassa, é um dos fatores fundamentais para o cultivo e a viabilidade da produção do fitoproduto. II. A atividade toxicológica deve ser um procedimento secundário da avaliação da droga vegetal destinada para produtos fitoterápicos. III. A concentração do princípio ativo no fitoterápico deve preceder análises de identificação botânica e é essencial nas formulações farmacêuticas. IV. Análises da morfologia externa da droga vegetal correspondem a um dos mecanismos de segurança em termos de eficácia do fitoproduto obtido. Está correto apenas o que se afirma em:
II e III.
III e IV.
I, II e IV.
I e IV.
I e III. Pergunta 5 Pergunta 5 0 Pontos Leia o trecho a seguir: “Os medicamentos fitoterápicos à base de valeriana são elaborados com os extratos aquoso ou etanólico ou com o extrato seco padronizado […] de suas raízes. Os ensaios clínicos randomizados e controlados por placebo mostraram que a valeriana pode melhorar a qualidade do sono, diminuindo o seu tempo de latência sem produzir ressacas matinais […].” Fonte: ALEXANDRE, R. F.; BAGATINI, F.; SIMÕES, C. M. O. Potenciais interações entre fármacos e produtos à base de valeriana ou alho. Revista Brasileira de Farmacognosia, João Pessoa, v. 18, n. 3, p. 455-463, set. 2008. p. 456. Disponível em: https://bit.ly/2E51GXh. Acesso em: 14 ago. 2020. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as plantas que agem no sistema nervoso central, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) As raízes da valeriana podem ser submetidas à extração com líquidos de natureza polar, como a água, potencializando o método extrativo e a ação. II. ( ) Os voltriatos (componentes majoritários) da valeriana são responsáveis pela bioatividade, assim como os alcaloides e flavonoides das raízes. III. ( ) Os voltriatos atuam sobre o neurotransmissor GABA, elevando suas concentrações no sistema nervoso central desempenhando uma ação sedativa. IV. ( ) A composição fitoquímica da valeriana quanto aos monoterpenos está intimamente relacionada a condições climáticas e a seu processo de secagem. V. ( ) A Valeriana officinalis era um dos fármacos mais utilizados do mundo antigo, sendo observada nas civilizações babilônicas e egípcias. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, F, V, V, F.
V, V, F, F, F.
V, F, V, F, V.
F, F, F, V, V.
F, V, F, V, F. Pergunta 6 Pergunta 6 0 Pontos Leia o trecho a seguir: “No século XXI, vive-se um paradoxo da abundância na área de saúde. O conhecimento da ciência e da tecnologia é enorme e cada vez mais veloz, oferecendo infinitas possibilidades tecnológicas de tratar todas as formas de doenças. Entretanto, nem sempre essas possibilidades têm sido aproveitadas para melhorar o acesso das populações aos medicamentos que continuam com seus preços exorbitantes e incompatíveis com os orçamentos de saúde dos países, incluindo desenvolvidos e em desenvolvimento […]. A indústria de plantas medicinais e de fitoterápicos pode representar uma excelente alternativa para responder à questão acima […].” Fonte: HASENCLEVER, L. et al. A indústria de fitoterápicos brasileira: desafios e oportunidades. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 22, n. 8, p. 2559-2569, 2017. Disponível em: https://bit.ly/2QiHOSR. Acesso em: 16 ago. 2020. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fitoterapia, fitoterápicos e sua utilização, analise as afirmativas a seguir: I. ( ) A estabilidade do composto bioativo é regulada por meio da adição de adjuvantes conservadores, que por sua vez ajustam as propriedades fisiológicas. II. ( ) Extratos espessos são modos de preparação de substâncias gomosas, algo que pode ser notado na tintura amplamente utilizada em machucados na epiderme. III. ( ) Entende-se como qualidade total o conjunto de ações de planejamento, supervisão e gerenciamento da qualidade, compreendendo os insumos e o ciclo de produção. IV. ( ) Os reguladores organolépticos diretos dos fitoterápicos consistem nos ajustes de pH e potencial osmótico, possibilitando a adesão dos consumidores ao produto. V. ( ) Por vezes a classe de metabólitos responsável pela atividade biológica é desconhecida; mesmo assim, deve-se proceder a análise quantitativa dos fitoquímicos utilizando algum marcador. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
V, F, F, F, V.
F, V, V, F, F.
F, V, F, F, V.
F, F, V, F, V.
V, V, V, F, F. Pergunta 7 Pergunta 7 0 Pontos Leia o trecho a seguir: “Passiflora incarnata, popularmente conhecida como maracujá-vermelho, tem informações etnofarmacológicas que lhe atribuem às propriedades sedativas, antiespasmódicas e ansiolíticas […]. Suas aplicações clínicas no mundo inteiro são evidentes pelo fato de a P. incarnata ser uma planta oficial na British Herbal Pharmacopoeia 1983, Homoeopathic Pharmacopoeia da Índia 1974, United States Homoeopathic Pharmacopoeia 1981, Pharmacopoeia Helvetica 1987 e nas farmacopeias do Egito, França, Alemanha e Suíça […].” Fonte: NASCIMENTO, D. F. et al. Estudo de toxicologia clínica de um fitoterápico contendo Passiflora incarnata L., Crataegus oxyacantha L., Salix alba L. em voluntários saudáveis. Revista Brasileira Farmacognosia, João Pessoa, v. 19, n. 1b, p. 261-268, mar. 2009. p. 261. Disponível em: https://bit.ly/3aNPsOk. Acesso em: 14 ago. 2020. Considerando o texto apresentado e o conteúdo estudado sobre plantas que atuam no sistema nervoso central e sua atividade farmacológica, analise as afirmativas a seguir: I. A cocaína é um alcaloide absorvido pelas mucosas que estimula a propagação do impulso nervoso, aumentando a hiperestimulação do indivíduo, sendo extremamente perigoso. II. Produtos obtidos da Erythroxylon coca atuam nas terminações colinérgicas, sendo responsáveis pelo aumento da atividade nos sistemas digestivo e urinário. III. O grupo responsável pela atividade biológica da P. incarnata é o dos flavonoides, que são encontrados, principalmente, nas folhas e desempenham ação ansiolítica. IV. O maracujá é uma planta trepadeira de ciclo longo, sendo encontratada em áreas temperadas do globo. Está correto apenas o que se afirma em:
I e III.
I, II e IV.
III e IV.
I, II e III.
II e IV. Pergunta 8 Pergunta 8 0 Pontos Leia o trecho a seguir: “[…] permitindo aos nutricionistas formularem dietas cada vez mais específicas, de modo a atender, com maior precisão, as exigências dos animais. Por outro lado, as variações na biodisponibilidade de minerais, as ações de sinergismo ou antagonismo existentes entre minerais e os problemas ambientais cada vez mais crescentes com o uso de fontes inorgânicas nas rações de suínos têm alertado pesquisadores a buscarem alternativas que resultem em menor excreção pelos animais […].” Fonte: MUNIZ, M. H. B. et al. Fontes de minerais orgânicos e inorgânicos para leitões desmamados. Ciência Rural, Santa Maria, v. 40, n. 10, p. 2163-2168, out. 2010. Disponível em: https://bit.ly/2CMvCXi. Acesso em: 14 ago. 2020. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre produtos naturais de origem animal, mineral e microbiana utilizados em farmácia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) O magnésio pode constituir as formas farmacêuticas laxativas, assim como o zinco, atuando na retenção dos eletrólitos. II. ( ) Adicionar flúor, cálcio e magnésio na água de consultórios, na proporção 2:1:1, interfere no desenvolvimento bacteriano sobre a superfície dos dentes. III. ( ) Formulações à base de platina atuam sobre o desenvolvimento do câncer, enquanto o bismuto pode desempenhar função bactericida. IV. ( ) As águas continentais são fontes mais ricas de minerais em comparação às águas oceânicas. V. ( ) O bócio endêmico representa um problema de saúde pública, podendo ser prevenido por meio da adição de iodo ao sal de cozinha. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
F, V, V, V, F.
V, V, F, F, V.
V, F, F, V, F.
F, F, V, F, V.
F, V, V, F, V. Pergunta 9 Pergunta 9 0 Pontos Leia o trecho a seguir: “O profundo conhecimento do arsenal químico da natureza pelos povos primitivos e pelos indígenas pode ser considerado fator fundamental para o descobrimento de substâncias tóxicas e medicamentosas ao longo do tempo. A convivência e o aprendizado com os mais diferentes grupos étnicos trouxeram valiosas contribuições para o desenvolvimento da pesquisa em produtos naturais, do conhecimento da relação íntima entre a estrutura química de um determinado composto e suas propriedades biológicas e da inter-relação animais/insetos-planta.” Fonte: VIEGAS JUNIOR, C.; BOLZANI, V. S.; BARREIRO, E. J. Os produtos naturais e a química medicinal moderna. Química Nova, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 326-337, abr. 2006. p. 326-327. Disponível em: https://bit.ly/3hkvNYS. Acesso em: 16 ago. 2020. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre produtos naturais de origem animal, mineral e microbiana utilizados em farmácia, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) O talco é uma substância genuinamente inorgânica utilizada em procedimentos cirúrgicos abdominais, podendo agir como antisséptico. II. ( ) A briostatina isolada dos briozoários age contra o câncer por ser um inibidor do ciclo celular, atuando de maneira similar à pseudopterosina e à manoalida (isoladas de espongiários). III. ( ) O Tirofiban, medicamento sintetizado a partir de veneno de víbora, em combinação com a heparina, age em quadros de disfunção cardíaca como angina. IV. ( ) Manzaminas são alcaloides isolados de bactérias de espongiários e atuam sobre o crescimento das células cancerosas. Está correto somente o que se afirma em:
F, V, F, V.
F, V, V, F.
V, V, F, F.
V, F, V, V.
V, F, V, F. Pergunta 10 Pergunta 10 0 Pontos Leia o trecho a seguir: “Estudos recentes sugerem que além de possuir propriedades antibacterianas, M. officinalis pode modular várias medidas de comportamento, como um moderado sedativo em transtorno do sono, na atenuação de sintomas de desordens nervosas, inclusive a redução de excitabilidade, ansiedade e tensão […]. A M. officinalis também é rica em óleo essencial, apresentando alto valor agregado no mercado […].” Fonte: REIS, É. S. et al. Teor e composição química do óleo essencial de Melissa officinalis L. in vitro sob influência do meio de cultura. Acta Scientiarum Agronomy, Maringá, v. 31, n. 2, p. 331-335, jun. 2009. p. 331. Disponível em: https://bit.ly/3j3GYG0. Acesso em: 14 ago. 2020. Considerando o trecho apresentado e o conteúdo estudado sobre a atividade ansiolítica das plantas que atuam no sistema nervoso central (SNC), analise as afirmativas a seguir: I. A erva-cidreira é conhecida morfologicamente pelo hábito trepador do seu caule escandente, bem como pelas suas folhas cordiformes. II. Além de atuar contra distúrbios de ansiedade, a erva-cidreira trata disfunções digestivas e herpes labial. III. O componente majoritário da Melissa officinalis é o ácido rosmarínico, proveniente do ácido hidroxicinâmico. IV. A Melissa officinalis é uma planta anual nativa das Américas e domesticada em todo o mundo. Está correto apenas o que se afirma em:
II e III.
I, III e IV.
III e IV.
I e II.
II e IV.
Filtro de questões (10)