Evidências acumuladas durante várias décadas indicam fortemente que as plantas com sementes evoluíram a partir de plantas similares às progimnospermas, seguido do surgimento da semente no que agora parece ter sido o ancestral comum a todas as plantas com semente. Entretanto, ainda há muitos problemas a serem solucionados para que o início da evolução das plantas com sementes possa ser mais bem compreendido.
Fonte: adaptado de: EVERT, R. F.; EICHHORN, S. E. Raven Biologia Vegetal. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan,
2014. 1637 р.
Os tegumentos de proteção da semente são de extrema importância para garantir a integridade do embrião, após a deterioração do fruto, sendo uma importante estrutura selecionada ao longo da evolução das plantas com sementes.
As sementes que apresentam as qualidades distintivas na testa são denominadas testais, e as que possuem o tégmen características são denominadas tégmicas. Dentro dessas duas categorias, com base na função que ocupam as principais camadas mecânicas, podem-se diferenciar sementes exotestais, mesotestais e endotestais. Com relação aos tegumentos das sementes, analise as afirmações considerando V para verdadeiro e F para falso:
( ) Na camada endotestal da semente, se evidencia uma grande modificação em seus espessamentos parietais e no seu conteúdo.
( ) A principal camada de tecido mecânico está presente na testa; subdividem-se em exotestal, mesotestal e endotestal.
( ) Na camada exotestal, a epiderme se torna parcial ou completamente esclerificada, contendo esclereídes cúbicos, como na goiaba, ou alongados tangencialmente.
Na camada mesotestal da semente, a epiderme externa da testa aparenta uma camada paliçádica rígida (exotesta), cujas células são providas de espessas paredes, podendo ou não ser lignificadas.
Assinale a alternativa que contempla corretamente a sequência:
A) F, V, V, V.
B) V,V, V, F.
C) V, V, F, F.
D) F,F, V, F.