Extrativismo mineral
A extração de recursos naturais, como petróleo, ferro, fosfato, ouro e diamantes, ocorre, em muitos casos, em espaços rurais e é responsável pela geração de riqueza em muitos países.
O petróleo e o gás natural são riquezas fundamentais para Tunísia, Líbia e Nigéria, grandes produtores e exportadores desses recursos. Em países como Angola, Nigéria, Mauritânia, Líbia, República Democrática do Congo e Zâmbia, os produtos minerais chegam a representar mais da metade das exportações, embora a exploração ocupe uma parcela pequena da População Economicamente Ativa (PEA).
As disputas pela exploração desses recursos naturais (sobretudo diamante e petróleo) também contribuíram para a ocorrência de diversos conflitos na África. No final do século XX, as áreas rurais de países como Serra Leoa, República Democrática do Congo e Angola se transformaram em campos de batalha.
Além dos conflitos, a exploração dos recursos minerais tem destruído significativamente o meio ambiente no continente. Observe o mapa a seguir, que apresenta os principais locais de conflito ambiental classificados por tipo de recurso explorado.
Ler o mapa
- Quais são as áreas onde há maior número de conflitos relacionados à exploração mineral?
- Na sua opinião, por que isso ocorre?
ÁFRICA: CONFLITOS AMBIENTAIS POR EXPLORAÇÃO DE MINÉRIOS (2017)
Elaborado com base em dados obtidos em: ENVIRONMENTAL Justice Atlas. Disponível em: https://ejatlas.org/. Acesso em: 28 mar. 2022.