Falar sobre a periodização da literatura brasileira significa, acima de tudo, conscientizar-se de que ela, ao contrário do que se atesta acerca da literatura portuguesa, constitui-se de épocas próprias, constituídas de peculiaridades distintas.
Tais peculiaridades nos remetem a um importante fator que sempre norteia as produções artísticas que aqui [Portugal] se deram: o cenário político e econômico da época em questão. Não por acaso, sobretudo quando se fala num primeiro momento, uma das fases se denomina de Era colonial. Assim, em termos políticos, torna-se notório o “peso” que outras metrópoles (sobretudo Portugal) exerciam sobre uma terra que se mostrava recém-descoberta. Recém-descoberta e mal sabiam os habitantes primitivos que dali, daquele exato momento em diante, tudo não passava de um jogo de interesse, sobretudo o econômico.
https://www.portugues.com.br/literatura/periodizacao-literatura-brasileira.html Acesso em 10/01/2019 (Adaptado)
Tomando como referência o texto acima, assinale a alternativa que corretamente aponta a relação entre economia e literatura no que diz respeito à relação entre esta e a periodização literária.
Escolha uma opção:
a.
Partindo-se do pressuposto de que a economia de um país é intrinsecamente relacionada a sua produção cultural e seu cenário político, pode-se afirmar que a periodização literária leva em consideração, ainda que indiretamente, o cenário econômico nacional ao traçar a delimitação entre períodos.
b.
O cenário econômico de uma nação permite, ou proíbe, a publicação de livros, que não são bens consumíveis de primeira necessidade, logo, só há produção literária se há estabilidade econômica, motivo pelo qual a economia e a periodização literária andam de mãos dadas.
c.
Na medida em que a literatura se configura como bem de consumo imaterial, sua relação com o cenário econômico nacional é imprescindível quando da análise do mercado consumidor e, portanto, leitorado potencial que constituem um período literário.
d.
A economia, como ciência exata relacionada à atividade humana, relaciona-se com a periodização literária na medida em que, com base nas descrições de costumes e pessoas feitas em obras literárias, pode-se analisar padrões econômico-sociais de outros tempos.
e.
Partindo-se do pressuposto de que a Literatura propõe-se a captar um valor poético etéreo e intangível, visando a sua classificação como arte, poder-se-ia afirmar que em nada há relação entre a periodização literária e uma ciência material e mundana como a economia.