Foi durante a Idade Moderna que os europeus realizaram as Grandes Navegações e a Expansão Marítima, criando as condições para a dominação de continentes inteiros, como a África e a recém-conhecida América. A esse contexto, o domínio dessas regiões resultou na conquista de inúmeras riquezas por parte das classes dominantes europeias, criando as bases para que pudessem expandir, posteriormente, sua forma de organização social para o restante do mundo.
I - A Separação Tempo e Espaço contempla que o ritmo das mudanças, que na modernidade se dá de maneira muito mais acelerada do que acontecia nas sociedades pré-modernas. As mudanças ocorridas nas sociedades pré-modernas aconteciam em uma localidade e ficavam ali restritas, sem influenciar outros centros ou localidades. Isso nâo ocorreu na modernidade, em que diferentes áreas do planeta foram postas em interconexäo.
II - 0 papel dos agentes e instituiçôes, tais como a família e a Igreja, se modificaram em termos econômicos e culturais, bem como o surgimento dos Estados Naçōes em oposição às cidades ou reinos.
III - 0 desenvolvimento das cidades de uma sociedade majoritariamente urbana acarretou profundas e diversas modificaçōes na maneira de ser e estar no mundo.
IV - O centro condutor da vida, com a modernidade, anuncia que há uma mudança significativa de meftalidade, compreendendo que o ser humano começa a valorizar, com mais ênfase, as suas capacidades racionais.