Leia o texto.
"Eles são a família que escolhemos", diz o ditado popular. E é isso mesmo: além da família, os amigos são as pessoas com quem vamos estabelecer vínculos mais significativos e duradouros durante a vida.
Sim, ter amigos é fundamental para viver uma vida mais saudável e até mais longa - e há inúmeros estudos a respeito disso. Por exemplo, uma revisão de 148 estudos feita nos EUA mostrou que pessoas com amizades sólidas tinham 50% mais chances de sobrevivência. Mais que isso: os autores concluiram que os efeitos da falta de amigos são comparáveis aos problemas provocados pela obesidade, pelo abuso de álcool e pelo consumo de 15 cigarros por dia.
Seja no trabalho, na escola ou na vida, fazer conexões é algo tipicamente humano - como seres sociais que somos, precisamos dessa interação para nos sentirmos validados e acolhidos. "Eles são a nossa biografia viva, são testemunhas do que vivemos", diz a psicóloga Natália Tavares Pavani Araújo. Ao longo da vida, no entanto, é comum que os caminhos sigam por rotas diferentes e muitas amizades fiquem no passado.
Disponível em: www.uol.com.br. Acesso em: 4 abr. 2020 (adaptado).
Segundo a tese apresentada no texto, "ter amigo fundamental" porque
Segundo a tese apresentada no texto, "ter amigos é fundamental" porque
A temos mais possibilidades de viver melhor.
B guardamos boas lembranças deles.
C
sofremos dos mesmos problemas.
D
gostamos de escolher os amigos.
E
exigimos ser amados por eles.