Leia o trecho abaixo e depois faça o que se pede:
A descoberta entristeceu-o. Não podia ficar com o dinheiro, sem praticar um ato ilícito, e, naquele caso, doloroso ao seu coração porque era em dano de um amigo. Todo o castelo levantado esboroou-se como se fosse de cartas. Bebeu a última gota de café, sem reparar que estava frio. Saiu, e só então reparou que era quase noite. Caminhou para casa. Parece que a necessidade ainda the deu uns dous empurrões, mas ele resistiu. "Paciência, disse ele consigo; verei amanhã o que posso fazer." Chegando a casa, já ali achou o Gustavo, um pouco preocupado, e a própria D. Amélia o parecia também. Entrou rindo, e perguntou ao amigo se Ihe faltava alguma cousa.
- Nada.
- Nada?
- Por quê?
- Mete a mão no bolso; não te falta nada?
- Falta-me a carteira, disse o Gustavo sem meter a mão no bolso. Sabes se alguér a achou?
- Achei-a eu, disse Honório entregando-lha.
Agora responda, de acordo com o trecho acima:
1)Qual foi a descoberta que deixou Honório triste?
2) Observe o trecho: "Todo o castelo levantado esboroou-se como se fosse de cartas. castelo levantado representa o quê? E as cartas esboroadas?
3)Podemos dizer que ele foi depressa para casa? Justifique sua resposta.
4) Observe: "Parece que a necessidade ainda the deu uns dous empurrões, resistiu." Qual é a necessidade de Honório? E a que ele resistiı?
5)Quando Honório pensou: "Paciência, disse ele consigo; verei amanhã o fazer.", ele estava se referindo ao que poderia fazer com o quê?