No livro "A Vida Não É Útil", de Ailton Krenak, resultado de falas suas como as do vídeo, o autor reflete sobre a relação entre os povos tradicionais e o meio ambiente, criticando a visão de mundo que enxerga a natureza como um recurso a ser explorado. Krenak destaca a importância de reconhecer modos de vida que respeitam o equilíbrio com a Terra, em contraste com a sociedade de risco, que cria ameaças ambientais e sociais.
Com base nesses temas, analise as afirmativas a seguir e indique se são certas ou erradas.
A) Os povos e comunidades tradicionais estabelecem interações mais equilibradas com o território e o ambiente, inspirando a formulação de políticas ambientais de uso sustentável.
Certo
Errado
B) A degradação ambiental causada por determinadas atividades econômicas não gera grandes impactos sobre as comunidades tradicionais.
Certo
Errado
C) A teoria da sociedade de risco, de Ulrich Beck e Zygmunt Bauman, relaciona a produção de mercadorias com a criação de novos riscos, pois multiplica o consumo de recursos.
Certo
Errado
D) A poluição plástica nos oceanos impacta a cadeia alimentar humana, especialmente entre as populações mais vulneráveis.
Certo
Errado
E) A formulação de políticas ambientais deve considerar os desafios da sustentabilidade, independentemente das particularidades das comunidades tradicionais.
Certo
Errado