No Posicionamento de Tórax Oblíqua Anterior Direita e Esquerda o paciente deverá ser posicionado em ortostático, com rotação da região torácica de 45°, com o aspecto anterior do ombro direito contra o RI, na incidência OAD; e em rotação de 45°, com o aspecto anterior do ombro esquerdo contra o RI, na incidência OAE (determinados exames cardíacos necessitam de OAE com 60° de rotação a partir da PA). Pode-se realizar posições oblíquas posteriores alternativas. A incidência OPE ilustra melhor o tórax esquerdo e a OPD, o tórax direito. O braço mais distante do RI fica apoiado na cabeça ou no suporte do RI. O braço mais próximo do RI fica apoiado no quadril, com o paciente olhando para frente com o queixo levantado. Centralize o tórax lateralmente às margens do RI e verticalmente ao RC em T7. Com base no posicionamento de Tórax Oblíqua Anterior Direita e Esquerda, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I - A incidência oblíqua é um protocolo padrão do médico e deve ser realizada em todos os pacientes, indicando-se no pedido do exame qual lado será realizado a incidência radiográfica.
POR QUE
II - A incidência oblíqua privilegia a visualização dos dois lados da parte anterior ou posterior, sem a necessidade de posicionar a parte solicitada mais próxima a chapa do aparelho de raio x.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Selecione uma alternativa:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II não justifica a I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II é verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.