NOVA_GRA_H_BIOQUÍMICA GERAL E METABOLISMO
"Como carnívoros estritos, os felinos dependem dos nutrientes encontrados nos tecidos animais para suprir suas necessidades específicas particulares. Em seu habitat natural, os gatos consomem as carnes, com alta concentração de proteína, em modulações quantitativas de gordura e mínimas quantidades de carboidrato; portanto, estão fisiologicamente adaptados para um metabolismo próprio utilizador, do útil vetor energético.
Fonte: GENOVIA, J. L.; PRASSILE, A. P.; LAZZARI, R.; PUCCI, L. E. Digestão e necessidades de aminoácidos em dietas para gatos: Nutritime Revista Eletrônica, [S. l.], v. 12, n. 5, p. 4244-4256, ago. 2015.]
Sobre as necessidades energéticas dos gatos domésticos, é correto o que se afirma em:
A
A lisoleucina é um aminoácido glicogênico, cetogênico e participa dos sistemas de hemoglobina, atua na coagulação, na regulação da glicemia e no reparo muscular.
B
Os gatos são capazes de sintetizar vitamina A e niacina, de forma que as deficiências vitamínicas não são observadas.
C
O metabolismo glicogênico dessa espécie explica quais necessidades de proteína na dieta, pois a glicose exerce continuamente, principalmente em balanço energético positivo.
D
Os felinos são fisiologicamente capazes de metabolizar altas concentrações de carboidratos e dissacarídeos.
E
Os felinos são capazes de síntese de ácido linoléico a partir do ácido linolênico e, portanto, não precisam de suplementação com ácidos graxos insaturados.