O Art. 178 da Lei 6.404/76 determina que, “no balanço, as contas serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia”. Dessa forma, é fundamental conhecer a finalidade de cada elemento para então registrá-lo da forma correta. Por exemplo, um veículo, que representa um bem, pode ser registrado em diferentes grupos do patrimônio de uma entidade, dependendo de sua finalidade e uso.
Fonte: adaptado de: BRASIL, Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as sociedades por ações. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404compilada.htm. Acesso em: 29 set. 2021.Sobre a finalidade do elemento patrimonial e seu correto reconhecimento, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O veículo, que representa um bem, pode ser registrado no Estoque, no grupo do Ativo Circulante ou no Imobilizado e no grupo do Ativo Não Circulante, dependo da finalidade deste elemento patrimonial para as entidades.
PORQUE
II. Nas concessionárias, os veículos representam produtos ou mercadorias a serem vendidas, nas outras empresas normalmente os veículos são utilizados como meio de transporte.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.