O Brasil produziu mais de 150 milhões de toneladas de soja na safra 2022/23, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), número que mantém o País na liderança mundial da produção desse grão, seguido dos Estados Unidos e da Argentina.
Levantamento da Embrapa Soja indica que a cultura da soja foi a que mais cresceu no Brasil nas últimas cinco décadas, tanto que, de 1973 até 2023, a produção aumentou mais de 1000% enquanto a área cresceu pouco mais de 400%, demonstrando o aumento de produtividade. “Podemos afirmar que o incremento contínuo da produtividade da soja por hectare é baseado em ciência e tecnologia, permitindo que os produtores adotem as melhores tecnologias na produção agrícola brasileira. O Brasil consegue, assim, produzir mais em menos espaço e com bastante eficiência”, destaca Alexandre Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja. Atualmente, a soja é cultivada em 20 estados e no Distrito Federal e os principais estados produtores são: Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraná e Goiás. Grande parte da produção brasileira é exportada para a Ásia (com destaque para a China) e Europa, entre outras regiões do planeta.
Brasil lidera e é referência no desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para produção de soja. Embrapa. Fonte: www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/81613580/brasil-e-referencia-no-desenvolvimento-de-tecnologias-sustentaveis-para-producao-de-soja Acesso em: 30 maio 2024.
Obrigatória
Nota:
1
O texto fala da evolução da produção de soja no Brasil. De acordo com as informações trazidas, analise as afirmativas a seguir e selecione as corretas:
A) A soja é um dos produtos do sistema da agricultura moderna.
B) A produção da soja brasileira é voltada para o mercado externo.
C) A produção agrícola brasileira extinguiu outras atividades realizadas nas áreas rurais.
D) O aumento da produção da soja ocorre em meio à redução da área plantada.
E) O incremento de tecnologia na produção de soja resultou em aumento da produtividade do grão.