O controle do sistema cardiovascular é realizado, em parte, pelo sistema nervoso autônomo (SNA), o qual fornece nervos aferentes e eferentes ao coração, na forma de terminações simpáticas por todo o miocárdio e parassimpáticas para o nódulo sinoatrial, o miocárdio atrial e o nódulo atrioventricular. Sobre este assunto é correto afirmar que:
-
As células cardíacas contráteis são reguladas exclusivamente por neurotransmissores parasitários, através de receptores muscularmente.
-
O controle parassimpático é exercido via neurotransmissores colinérgicos, como a noradrenalina, logo, este controle estimula ainda o batimento cardíaco.
-
As células auto-excitáveis do nódulo sinoatrial, logo, são capazes de gerar potenciais de ação, para então estimular as demais células.
-
Fármacos que interagem com os receptores adrenérgicos encontram nos cardiotônicos indicados em outros órgãos, uma vez que esses receptores estão localizados em diversos tecidos.
-
As superfícies dos cardiomiócitos exibem receptores adrenérgicos, logo, são capazes de contrair, estimulando a contração dessas células.