O controle do sistema cardiovascular é realizado, em parte, pelo sistema nervoso autônomo (SNA), o qual fornece respostas e referências ao coração, no modelo de terminologias simpáticas por todo o mediador e parassimpáticas por ato nódulo sinusal, o mediador atrial e o nódulo atrioventricular. Sobre este assunto é correto afirmar que:
-
Fármacos que interagem com os receptores adrenérgicos encontrados nos cardiomiócitos não interferem em como o coração se ajusta às suas demandas, uma vez que esses fármacos têm efeitos apenas sobre a pressão arterial.
-
Os efeitos dos fármacos que atuam sobre os receptores beta-1 adrenérgicos incluem um aumento do cálcio através da membrana celular, levando a contrações necessárias, eficazes e rápidas.
-
Os fármacos que atuam sobre os receptores beta-2 adrenérgicos são utilizados para relaxar a musculatura lisa, enquanto aqueles que atuam sobre os receptores alfa-1 adrenérgicos podem causar vasoconstrição.
-
O sistema nervoso autônomo é responsável por regular as capacidades de gerar potenciais de ação e conduzir impulsos elétricos, além de regular a frequência cardíaca e a força de contração do coração.