O descarte de resíduos biológicos deve seguir a regulamentação prevista no plano de gerenciamento de resíduos. O material biológico deve ser descartado em lixo diferente do material comum e também do material reciclado. O material perfurocortante também deve ter descarte especial.
Um laboratório foi denunciado, pois foram encontrados sacos de lixo na cor branca leitosa com o símbolo de risco biológico na lixeira da rua em frente ao laboratório. O responsável pelo gerenciamento dos resíduos de saúde do laboratório confirmou que o lixo estava acumulado na parte dos fundos do hospital, mas disse que não era contaminado, porque o descarte seguia normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
No entanto, após uma análise, a Superintendência Municipal de Limpeza Urbana entendeu que havia a mistura de lixo comum com o contaminado e recomendou que parte
do material coletado pela empresa fosse destinado ao aterro sanitário. Essa situação demonstra irregularidades no manejo dos resíduos de serviço de saúde (RSS).
Qual é a recomendação básica, regulamentada pelos órgãos competentes, para manejar esses resíduos?
Selecione a resposta:
a
Para preservar o meio ambiente, os RSS são descartados nos aterros sanitários acondicionados em sacos específicos e rotulados com o lixo comum.
b
A responsabilidade pelo gerenciamento dos RSS, desde que estejam devidamente acondicionados, é das autoridades municipais.
c
Para que a saúde pública e o meio ambiente sejam preservados, os resíduos biológicos devem ser acondicionados em saco verde e rotulados com o símbolo de risco biológico.
d
O próprio gerador dos resíduos é responsável pela segregação e acondicionamento dos RSS gerados por ele, até o destino final.
e
O órgão responsável pela elaboração do Plano de Gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) dos serviços geradores de RSS é a Anvisa.