O período conhecido como escolástica perdurou até o fim da idade média e tem seu nome derivado da palavra latina "scholasticus", que significa "aquele que pertence a uma escola". O método escolástico consistia em leitura crítica de obras selecionadas, aprendendo a apreciar as teorias do autor, por meio do estudo minucioso de seu pensamento e das consequências deste. Neste processo, como complemento, eram explorados outros documentos ou obras relacionadas com a obra em questão.
São características da escolástica, exceto:
Escolha uma opção:
a. Defendia também que somente Deus é um autêntico mestre que possuí a capacidade de ensinar no íntimo da alma, entretanto a responsabilidade do professor seria de orientar os alunos sobre os princípios cristãos a caridade e o amor ao próximo.
b. A Escolástica, foi um pensamento filosófico e educacional que marcou a Idade Média, que representa a mais alta expressão filosófica cristã.
c. A Escolástica pode ser considerada um método de pensamento crítico que influenciou as áreas do conhecimento das Universidades Medievais.
d. Tomás de Aquino e Santo Agostinho foram dois dos principais representantes da Escolástica.