O que buscamos explicar com uma teoria da personalidade? Se estudamos indivíduos intensamente, queremos descobrir o quê eles são, como eles se tornaram daquela forma e por que eles se comportam de uma certa maneira. Assim, queremos uma teoria para responder questões sobre o quê, como e por quê. O “o quê” refere-se às características da pessoa e à forma como umas estão organizadas em relação às outras. A pessoa é honesta, persistente e tem alta necessidade de realização? O “como” refere-se aos determinantes da personalidade de uma pessoa. Em que nível e de que maneiras as forças genéticas e ambientais interagem para produzir esse resultado? O “por quê” refere-se às razões para o comportamento do indivíduo.
Fonte: PERVIN, Lawrence A.; JOHN, Oliver P. Personalidade: teoria e pesquisa. 8ª edição. Artmed : Porto Alegre, 2008, p. 24.
Texto II
Há uma variedade de caminhos para conhecer e definir a personalidade, havendo uma multitude de elementos que a doutrina utiliza para conceituar diferentes aspectos da mesma. Um dos pontos de maior relevância é analisar o processo de formação e os determinantes da personalidade, os quais trazem uma análise tanto de aspectos inatos do indivíduo quanto do convívio social.
A partir das informações apresentadas e de seu conhecimento, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
ovo A identificação dos traços de personalidade ajuda a definir os padrões comportamentais adotados pelas pessoas, no que tange a forma de agir, pensar e se relacionar em sociedade, através de suas relações interpessoais.
ovo Os traços de personalidade não são características que permitem descrever com clareza uma pessoa, distinguindo os indivíduos.
ovo Os principais traços de personalidade são: Abertura, Conscientização, Extroversão, Introversão e Neuroticismo.
ovo De acordo com a classificação de Jung, os seres humanos intuitivos são aqueles que necessitam basear tudo que vivem em fatos e dados preexistentes, pois acreditam apenas em coisas concretas. Já os sensoriais, se atém a ideias abstratas e teóricas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma:
a.
V – V – V – F.
b.
F – F – V – V.
c.
V – V – F – F.
d.
V – F – V – F.
e.
V – F – V – V.