"[...] o surrealismo e o dadaísmo foram indispensáveis para a consolidação da autonomização do campo artístico por meio da criação de instituições, grupos e, principalmente, de um ethos artístico específico. A lógica da negatividade – resultado da rede de interações sociais e dos vários tipos de afiliações entre a intelligentsia e as elites políticas –, abriu caminho para a institucionalização de valores como a originalidade da obra de arte, a liberdade de criação e a expressão subjetiva, a tríade guiadora das ações sociais do artista e do processo criativo dos artistas de vanguarda no início do século XX."
Portanto, com base na interpretação da imagem abaixo e refletindo sobre a crítica das vanguardas artísticas, podemos considerar que
Folder da primeira exibição dadaísta
Fonte: Wikimedia Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3f/Grand_opening_of_the_first_Dada_exhibition%2C_Berlin%2C_5_June_1920.jpg. Data de acesso: 27/01/2023.
Alternativas:
a)
A partir das fotomontagens dadaístas, podemos identificar que sua representação da realidade vigente no contexto entre guerras, é de apoio ao armamento e violência dos campos de guerra.
b)
As vanguarda artísticas se tornaram um movimento de crítica, mas como não tinham organização, foram se acabando e não tiveram nenhuma importância dentro da história da arte.
c)
O dadaísmo foi o único movimento da vanguarda artística que conseguiu criticar a sociedade e o nacionalismo, fazendo com que a fotografia fosse, também, considerada um produto da arte.
d)
A arte espontânea, aquela contrária à racionalidade e a estética vigente, chegou para quebrar os valores da arte tradicional, privilegiou a ausência do significado, o nonsense e o surreal.
e)
A partir do movimento surrealista, a fotografia trouxe mais importância para a compreensão da sociedade, pois o intuito do fotógrafo e do artista era mimetizar a realidade do contexto social de um país.