Os efeitos do reforço no comportamento dependem de muitos fatores, um dos mais importantes deles é o esquema de reforçamento (ALBERTO; TROUTMAN, 2013). Esse termo se refere à frequência com que os reforçadores são dados, a quantidade de tempo que decorre entre as oportunidades de reforço e a previsibilidade do reforço. Sobre os esquemas de reforçamento, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Razão fixa.
II- Razão variável.
III- Intervalo fixo.
IV- Intervalo variável.
( ) Está disponível apenas em determinados horários periódicos. O exame final é um exemplo clássico. Esse planejamento cria um padrão interessante de comportamento. O indivíduo pode fazer muito pouco até um pouco antes do reforço estar disponível e, então, despender um jorro de esforço conforme o tempo para o reforço se aproximar.
( ) Está disponível em alguns momentos, mas não em outros, e não temos ideia de quando um comportamento será reforçado. Um exemplo disso é fazer verificações pontuais de alunos que estão fazendo as tarefas em sala de aula. Os alunos são reforçados se estiverem trabalhando bem no momento específico em que o professor aparece. Como eles não podem prever quando o professor os verificará, os alunos devem estar fazendo um bom trabalho o tempo todo.
( ) É aquele em que o número de comportamentos necessários para o reforço é imprevisível, embora seja certo que os comportamentos acabarão por ser reforçados. Por exemplo, uma máquina caca-níqueis é um reforçamento de razão variável. Pode valer a pena após uma única puxada e após 200 puxadas na próxima vez, e não há como prever qual puxada vencerá.
( ) É dado após um número fixo de comportamentos. Por exemplo, pode-se dizer: "assim que terminar dez problemas, você pode ir lá fora". Independentemente do tempo que demore, os alunos são reforçados assim que concluem dez problemas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A) III-IIV-II.
B) III-IV-II-I.
C) I-II-III-IV.
D) II-IV-I-III.