Os filamentos intermediários são assim chamados porque tem um diâmetro intermediário entre os microfilamentos de actina e os microtúbulos. Eles têm um importante papel na manutenção da estrutura das células e tecidos, e são compostos por subunidades de proteínas helicoidais. Eles possuem mais de 50 proteínas diferentes classificadas, com base na semelhança entre a sequência dos aminoácidos, em seis grupos.
Sobre os filamentos intermediários, analise as frases:
I - Os filamentos de queratina são exemplos de proteínas do filamento intermediário, e são encontrados na epiderme, mucosas, glândulas, cabelo, unhas e chifres.
II - Os filamentos de queratina (citoqueratina) se associam com os desmossomos nas células epiteliais para fornecer resistências as células e tecidos.
III - Os filamentos intermediários são assim chamados porque tem um comprimento intermediário entre os microfilamentos de actina e os microtúbulos e têm um importante papel na manutenção da estrutura das células e tecidos.
IV - As proteínas dos neurofilamentos (NF-L, NF-M, NF-H, α-internexina) são exemplos de proteínas do filamento intermediário, e são componentes importantes para estrutura dos neurônios.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
A.
I e II.
B.
I, II, III e IV.
C.
I, II e IV
D.
I, III e IV.
E.
II, III e IV.