Os neurotransmissores inibitórios e excitatórios regulam uma série diversificada de processos de comportamento, incluindo sono, aprendizagem, memória e sensação de dor. Além disso, também estão implicados em diversos processos patológicos, como a epilepsia e a neurotoxicidade.
GOLAN, D.E. Princípios de Farmacologia: A base fisiopatológica da farmacoterapia. Quarta edição. Rio de Janeiro: editora Guanabara, 2009.
Considerando a neurotransmissão excitatória e inibitória, analise as afirmativas a seguir e assinale V para verdadeiro e F para falso:
( ) O neurotransmissor GABA (ácido gama amino butírico) é o neurotransmissor excitatório de maior importância no sistema nervoso central.
( ) Os receptores gabaérgicos apresentam localização exclusivamente pós-sináptica.
( ) Nos receptores gabaérgicos atuam duas importantes classes de fármacos, conhecidos como benzodiazepínicos e barbitúricos.
( ) O glutamato é sintetizado nas células gliais a partir da glutamina, é armazenado em vesículas sinápticas, em seguida é liberado na fenda sináptica onde exercerá o seu efeito inibitório.
( ) Existem basicamente quatro subtipos de receptores glutamatérgicos: NMDA, AMPA, cainato e metabotrópico, os quais iniciam sua ação a partir da ligação do glutamato em seus respectivos sítios ativos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A. V-V-F-F-V.
B. F-F-V-F-V.
C. F-F-V-V-F.
D. V-F-V-F-V.