Os solos residuais originaram-se através da ação do intemperismo das rochas de origem. Os solos transportados são aqueles que, em algum momento, foram erodidos, transportados e depositados em locais afastados da sua rocha de origem. Sobre os solos é correto afirmar:
I - O intemperismo físico é a fragmentação de uma parcela de rocha em fragmentos menores por meio de uma ação física como a variação térmica, por exemplo. O intemperismo químico transforma quimicamente os minerais da rocha e forma os argilominerais.
II - Toda e qualquer superfície rochosa sofre a ação do intemperismo. Essa ação de intemperie nada mais é do que o processo geral pelo qual as rochas são destruídas na superfície da terra para formar os solos. O intemperismo, portanto, é uma ação física e/ou química responsável por formar todas as partículas (fragmentação).
III - Para a mecânica dos solos, o solo é uma massa composta por sólidos (estrutura), líquidos e gases (vazios) dispersos em um volume. Essa divisão em três fases facilita a caracterização mecânica do solo como um material e a partir daí consegue-se caracterizar e constituir padrões interpretativos.