Para a confecção de lâminas hematológicas utilizadas em microscopia com a finalidade de avaliar as células do sangue, é necessária a realização do esfregaço sanguíneo e coloração. Dessa forma, deve seguir rigorosamente alguns critérios, como tipo de extensora, qualidade da lâmina, quantidade de sangue utilizado, pH da água, tipo de corante, dentre outros, a fim de garantir um esfregaço sanguíneo de qualidade.
Em relação à confecção do esfregaço sanguíneo, analise as afirmativas a seguir:
I. A coloração rápida apresenta como vantagem o curto tempo da realização da técnica. Já os corantes tradicionais como May-Grünwald- Giemsa, apresentam um tempo maior de coloração, porém esse corante garante uma melhor coloração das células.
II. Quando aumentamos o ângulo entre extensora e lâmina, o esfregaço sanguíneo fica curto e, consequentemente, o campo bom para análise é ruim. Por isso, deve-se manter uma angulação correta entre extensora e lâmina a fim de garantir um bom esfregaço.
III. Corantes ácidos apresentam afinidade por estruturas ácidas, como exemplo, o material genético dos leucócitos e corantes básicos como o azul de metileno possuem afinidade por estruturas básicas.