Pozo (2002) descreve cinco personagens em busca de um professor que os assuma, respondendo à necessidade de aprendizagens distintas, em função da idade dos alunos, das metas da instrução e das condições sociais e institucionais em que esta se produz. ( ) 0 professor-assessor ou diretor de pesquisa, que deixa que os alunos fixem seus próprios objetivos concretos e planejem sua própria aprendizagem, a partir de um marco geral previamente estabelecido.
( ) O professor-provedor, que proporciona aos alunos formação, situações e fatos, mas não đá instruções e administra prêmios e castigos. É o professor que tem as respostas de que o aluno necessita.
( ) O professor-tutor ou guia, que deixa que os alunos assumam parte da responsabilidade de sua aprendizagem, mas depois que fixou bem as metas e os meios para alcançá-las. 0 tutor diz o que é preciso fazer e como, mas deixa que os alunos organizem sua própria prática, que ele acompanha e regula. Pergunta aos alunos em vez de lhes dar respostas.
( ) O professor-modelo, que näo ilustra modos de comportamento, atitudes e habilldades motoras, através de seu comportamento, atitudes ou habilldades. É o modo em que os alunos ollham para saber o que têm de fazer. Com muita frequência, éum papel mais implícito que explicito.
( ) O professor-treinador, nāo fixa em detalhe o que os alunos devem fazer, quando, como e quanto, como um médico com seus pacientes. Fixa o tratamento, porém o aluno näo deve se limitar a cumpri-lo. É um papel complementar ao de provedor. Pode-se prover informação sem treinar para o seu uso, mas nāo o contrário.
De acordo com o que vorce estudou sobre ESCOLA: A PRATTICA EDUCATNA, assinale a letra que apresenta a sequência correta.
A) F, V,V,F,F.
B) V,V,F,F,V.
c) V, F, V, F, F.