QUESTÃO 8 (0,1)
No poema "Caso pluvioso", Carlos Drummond de Andrade utiliza a prosopopeia (ou personificação) para atribuir à chuva emoções humanas, como alegria e tristeza, tornando-a um reflexo direto do humor do eu lírico.
( ) Certo
( ) Errado
QUESTÃO 9 (0,1)
O conto "Felicidade clandestina" explora a generosidade da menina que empresta o livro sem segundas intenções, revelando a natureza humana de compartilhar.
( ) Certo
( ) Errado
QUESTÃO 10 (0,1)
O título do texto – Felicidade clandestina – expressa, através da caracterização empregada:
(A) O sentimento "clandestino" que mostra que a felicidade deve ser descoberta nos acontecimentos mais simples, ainda que dure pouco.
(B) A obtenção do livro As Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, que traduz a verdadeira satisfação da menina devoradora de livros.
(C) Um contrassenso, pois a expressão "felicidade" denota ideia de contentamento e plenitude; o termo "clandestina" revela algo duvidoso, oculto.
(D) A conquista do tão almejado livro, no decorrer de sua incansável busca pela obra, configurada no texto como uma forma de humilhação e submissão.
QUESTÃO 11 (0,1)
Clarice Lispector frequentemente utiliza uma linguagem rebuscada e difícil de interpretar, preferindo se distanciar de temas cotidianos ou simples.
( ) Certo
( ) Errado
QUESTÃO 12 (0,15)
Tanto Drummond quanto Clarice, em seus textos, exploram a dualidade entre o desejo e a realidade, seja pela impossibilidade de controle sobre a chuva em "Caso pluvioso", seja pela espera interminável da protagonista de "Felicidade clandestina" em conseguir o livro.
( ) Certo
( ) Errado