Baixe o app do Guru IA
Android e iOS

Aluno
Questio 48 SOHO, abreviação de Solar \& Heliospheric Observa...
Questio 48
SOHO, abreviação de Solar & Heliospheric Observatory, é uma sonda que orbita o Sol e coleta informações de nossa estrela utilizando vários instrumentos. Um deles registra o comportamento da coroa solar e, para isso, conta com um pequeno disco opaco que fica estrategicamente posicionado à frente da câmera, ocultando a visão do disco solar.
Esse instrumento simula o que acontece quando, devidamente protegidos, estamos observando, daqui da Terra, - Sol no momento em que ocorre um eclipse
(A) lunar total, com a Lua se interpondo entre a Terra e o Sol.
(B) lunar parcial, com a Terra se interpondo entre a Lua e o Sol.
(C) solar total, com a Lua se interpondo entre a Terra e o Sol.
(D) solar total, com a Terra se interpondo entre a Lua e o Sol.
(E) solar parcial, com a Lua se interpondo entre a Terra e o Sol.
Questāo 49
A quimioterapia é um dos principais métodos para o tratamento do câncer. Como a doença se caracteriza pela multiplicação descontrolada de células, a maioria das drogas utilizadas no tratamento quimioterápico age bloqueando o mecanismo celular responsável pela produção de novas células. Por isso, tanto células cancerosas quanto sadias são afetadas, o que resulta em efeitos colaterais, tais como queda de cabelo e prejuizo aos tecidos que têm alta taxa de renovação celular.
Com base nessas informações, podemos afirmar corretamente que a quimioterapia atua
(A) bloqueando a digestão celular realizada pelos lisossomos.
(B) impedindo a respiração celular realizada pelas mitocôndrias.
(C) dificultando a eliminação de substâncias tóxicas do organismo.
(D) acelerando os processos de renovação celular dos tecidos sadios.
(E) inibindo a ocorrência de mitoses responsáveis pela proliferação celular.
Questio 50
A palavra idiota tem sua origem no grego antigo idiótes, que significava "homem privado da vida pública, que não vive a política, que não participa das coisas públicas". Enquanto o homem livre era aquele que participava ativamente da polis, da vida em sociedade, do público, porque vivia a política, o escravizado estava na vida privada, vivia limitado ao mundo privado, era um idiota porque não tinha acesso à vida política.
Nesse sentido, para os gregos, cidadania (o pertencimento à cidade) dizia respeito àquele que vivia a política. Portanto, o cidadāo construía os direitos e os deveres, enquanto o idiota estava à margem desse processo.
ehttps:/ tinyurlcom/ ysipgers? Acessa em: 05.102019. Adaptada.
Segundo o texto,
(A) era considerado cidadão aquele que recusava a política, que não participava dos assuntos públicos e só se ocupava com a própria vida.
(B) havia uma lei que obrigava gregos a se envolverem com os assuntos coletivos, sob pena de terem seus direitos e sua liberdade cerceados.
(C) aqueles que se envolviam com a política eram tão idiotas quanto os que privilegiavam a vida privada, pois não percebiam que a política é o campo de atuação dos corruptos.
(D) a liberdade estava intrinsecamente ligada à ideia de cidadania, pois só podia se considerar livre aquele que participasse da condução coletiva dos assuntos da cidade.
(E) os direitos e os deveres eram construídos coletivamente pelos idiotas, enquanto os cidadãos viviam limitados ao mundo privado.
22 VESTIBULINHO 1 semestre|2020 ⋅ Etec
Questio 48 SOHO, abreviação de Solar & Heliospheric Observatory, é uma sonda que orbita o Sol e coleta informações de nossa estrela utilizando vários instrumentos. Um deles registra o comportamento da coroa solar e, para isso, conta com um pequeno disco opaco que fica estrategicamente posicionado à frente da câmera, ocultando a visão do disco solar.
Esse instrumento simula o que acontece quando, devidamente protegidos, estamos observando, daqui da Terra, - Sol no momento em que ocorre um eclipse (A) lunar total, com a Lua se interpondo entre a Terra e o Sol. (B) lunar parcial, com a Terra se interpondo entre a Lua e o Sol. (C) solar total, com a Lua se interpondo entre a Terra e o Sol. (D) solar total, com a Terra se interpondo entre a Lua e o Sol. (E) solar parcial, com a Lua se interpondo entre a Terra e o Sol. Questāo 49
A quimioterapia é um dos principais métodos para o tratamento do câncer. Como a doença se caracteriza pela multiplicação descontrolada de células, a maioria das drogas utilizadas no tratamento quimioterápico age bloqueando o mecanismo celular responsável pela produção de novas células. Por isso, tanto células cancerosas quanto sadias são afetadas, o que resulta em efeitos colaterais, tais como queda de cabelo e prejuizo aos tecidos que têm alta taxa de renovação celular. Com base nessas informações, podemos afirmar corretamente que a quimioterapia atua (A) bloqueando a digestão celular realizada pelos lisossomos. (B) impedindo a respiração celular realizada pelas mitocôndrias. (C) dificultando a eliminação de substâncias tóxicas do organismo. (D) acelerando os processos de renovação celular dos tecidos sadios. (E) inibindo a ocorrência de mitoses responsáveis pela proliferação celular. Questio 50
A palavra idiota tem sua origem no grego antigo idiótes, que significava "homem privado da vida pública, que não vive a política, que não participa das coisas públicas". Enquanto o homem livre era aquele que participava ativamente da polis, da vida em sociedade, do público, porque vivia a política, o escravizado estava na vida privada, vivia limitado ao mundo privado, era um idiota porque não tinha acesso à vida política. Nesse sentido, para os gregos, cidadania (o pertencimento à cidade) dizia respeito àquele que vivia a política. Portanto, o cidadāo construía os direitos e os deveres, enquanto o idiota estava à margem desse processo. ehttps:/ tinyurlcom/ ysipgers? Acessa em: 05.102019. Adaptada. Segundo o texto, (A) era considerado cidadão aquele que recusava a política, que não participava dos assuntos públicos e só se ocupava com a própria vida. (B) havia uma lei que obrigava gregos a se envolverem com os assuntos coletivos, sob pena de terem seus direitos e sua liberdade cerceados. (C) aqueles que se envolviam com a política eram tão idiotas quanto os que privilegiavam a vida privada, pois não percebiam que a política é o campo de atuação dos corruptos. (D) a liberdade estava intrinsecamente ligada à ideia de cidadania, pois só podia se considerar livre aquele que participasse da condução coletiva dos assuntos da cidade. (E) os direitos e os deveres eram construídos coletivamente pelos idiotas, enquanto os cidadãos viviam limitados ao mundo privado. 22 VESTIBULINHO 1 semestre|2020 ⋅ Etec