Baixe o app do Guru IA
Android e iOS

Aluno
Resolva as questões abaixo explicando cada letra Questão 05...
Resolva as questões abaixo explicando cada letra
Questão 05: A replicação é o processo de duplicação de uma molécula de DNA, e deve ocorrer antes da divisão celular. Sobre o processo de replicação do DNA, é correto afirmar:
A enzima DNA-polimerase é incapaz de sintetizar DNA na ausência do primer.
O segmento de ácido nucleico conhecido como “iniciador”, ou primer, é uma molécula de DNA.
A replicação do DNA ocorre sempre no sentido 3’-5’.
A replicação do DNA é unidirecional na forquilha de replicação.
A enzima DNA-polimerase age independente da presença da extremidade 3’ livre.
Questão 6: Diversas enzimas atuam durante a replicação do DNA, o que inclui a classe de enzimas DNA-polimerase. Sobre as enzimas catalíticas da DNA-polimerase, é incorreto afirmar:
A DNA-polimerase I remove os primers e preenche as lacunas entre os fragmentos de Okazaki.
A DNA-polimerase III tem função exclusivamente corretora, não adicionando novos nucleotídeos à cadeia de DNA.
A DNA-polimerase α, junto com a primase A, é responsável por sintetizar o primer em eucariotos.
A DNA-polimerase β está envolvida no reparo do DNA em eucariotos.
A DNA-polimerase γ está envolvida na síntese do DNA mitocondrial.
Questão 7: Sabe-se que a célula eucariótica possui diversos mecanismos que garantem a alta fidelidade de replicação do DNA. Esta fidelidade é importante para garantir a estabilidade genética no decorrer das gerações, já que um erro de incorporação que não for corrigido produz uma mutação. Em relação à fidelidade do processo replicativo do DNA, assinale a alternativa incorreta:
Uma hipotética ligação de novos nucleotídeos à fita em formação no sentido 3’-5’ afetaria a fidelidade do processo replicativo.
Na ligação no sentido 5’-3’, a energia necessária para realizar a ligação de um novo nucleotídeo à fita em formação provém do próprio nucleotídeo a ser incorporado, através da quebra da ligação trifosfato do mesmo, com liberação de pirofosfato.
Na ligação no sentido 5’-3’, a energia necessária para adicionar um nucleotídeo novo à fita em formação provém de um dos nucleotídeos já presentes na fita no momento da incorporação.
No processo de replicação do DNA, quando um erro é identificado, a DNA polimerase corrige o pareamento incorreto antes da adição do novo nucleotídeo à cadeia crescente.
As DNA polimerases necessitam de um pareamento de bases previamente formado com a fita molde de DNA, com extremidade 3’-OH de uma fita iniciadora para iniciar a síntese da nova fita da molécula de DNA.
Questão 8: Os mecanismos de reparo de DNA são essenciais para a sobrevivência das células, já que protegem o genoma de danos que poderiam levar a mutações nocivas. Sobre os mecanismos de reparo, é incorreto o que se afirma em:
No processo de excisão de nucleotídeos, a helicase tem a função de abrir a fita através da quebra das pontes de hidrogênio, liberando o segmento para a ação das enzimas DNA-polimerase e ligase.
Há três tipos de reversão por excisão: excisão de bases, excisão de nucleotídeos e reparo de malpareamento.
A depurinação é um processo de alteração espontânea no DNA no qual ocorre perda de bases púricas.
Na excisão por malpareamento, a alteração é reconhecida por enzimas do tipo Mut, que se ligam na região do DNA onde foi identificado o erro.
E) Se uma das fitas do cromossomo é defeituosa, a outra também tem de ser, de modo que uma não pode ser usada como modelo para guiar a correção da outra.
Questão 9: Com base em seus conhecimentos sobre estrutura e replicação do DNA, assinale a alternativa correta:
A velocidade do movimento das moléculas de DNA polimerase na forquilha de replicação em eucariotos e procariotos é equivalente. Isso é resultado do maior número de origens de replicação em eucariotos.
A DNA-polimerase está associada a apenas uma proteína acessória, que é conhecida como “proteína de carregamento de grampo”.
Quando a enzima helicase quebra pontes de hidrogênio para abrir a forquilha de replicação, é possível que uma das fitas se dobre sobre si mesma, formando um grampo. Esse efeito se dá graças ao fenômeno da complementaridade de bases.
Para impedir a formação de grampos na forquilha de replicação, a enzima topoisomerase se associa à fita de DNA
A telomerase, age promovendo a síntese das extremidades dos cromossomos, tanto da fita contínua quanto da fita descontínua.
Resolva as questões abaixo explicando cada letra
Questão 05: A replicação é o processo de duplicação de uma molécula de DNA, e deve ocorrer antes da divisão celular. Sobre o processo de replicação do DNA, é correto afirmar: A enzima DNA-polimerase é incapaz de sintetizar DNA na ausência do primer. O segmento de ácido nucleico conhecido como “iniciador”, ou primer, é uma molécula de DNA. A replicação do DNA ocorre sempre no sentido 3’-5’. A replicação do DNA é unidirecional na forquilha de replicação. A enzima DNA-polimerase age independente da presença da extremidade 3’ livre.
Questão 6: Diversas enzimas atuam durante a replicação do DNA, o que inclui a classe de enzimas DNA-polimerase. Sobre as enzimas catalíticas da DNA-polimerase, é incorreto afirmar: A DNA-polimerase I remove os primers e preenche as lacunas entre os fragmentos de Okazaki. A DNA-polimerase III tem função exclusivamente corretora, não adicionando novos nucleotídeos à cadeia de DNA. A DNA-polimerase α, junto com a primase A, é responsável por sintetizar o primer em eucariotos. A DNA-polimerase β está envolvida no reparo do DNA em eucariotos. A DNA-polimerase γ está envolvida na síntese do DNA mitocondrial.
Questão 7: Sabe-se que a célula eucariótica possui diversos mecanismos que garantem a alta fidelidade de replicação do DNA. Esta fidelidade é importante para garantir a estabilidade genética no decorrer das gerações, já que um erro de incorporação que não for corrigido produz uma mutação. Em relação à fidelidade do processo replicativo do DNA, assinale a alternativa incorreta: Uma hipotética ligação de novos nucleotídeos à fita em formação no sentido 3’-5’ afetaria a fidelidade do processo replicativo. Na ligação no sentido 5’-3’, a energia necessária para realizar a ligação de um novo nucleotídeo à fita em formação provém do próprio nucleotídeo a ser incorporado, através da quebra da ligação trifosfato do mesmo, com liberação de pirofosfato. Na ligação no sentido 5’-3’, a energia necessária para adicionar um nucleotídeo novo à fita em formação provém de um dos nucleotídeos já presentes na fita no momento da incorporação. No processo de replicação do DNA, quando um erro é identificado, a DNA polimerase corrige o pareamento incorreto antes da adição do novo nucleotídeo à cadeia crescente. As DNA polimerases necessitam de um pareamento de bases previamente formado com a fita molde de DNA, com extremidade 3’-OH de uma fita iniciadora para iniciar a síntese da nova fita da molécula de DNA. Questão 8: Os mecanismos de reparo de DNA são essenciais para a sobrevivência das células, já que protegem o genoma de danos que poderiam levar a mutações nocivas. Sobre os mecanismos de reparo, é incorreto o que se afirma em: No processo de excisão de nucleotídeos, a helicase tem a função de abrir a fita através da quebra das pontes de hidrogênio, liberando o segmento para a ação das enzimas DNA-polimerase e ligase. Há três tipos de reversão por excisão: excisão de bases, excisão de nucleotídeos e reparo de malpareamento. A depurinação é um processo de alteração espontânea no DNA no qual ocorre perda de bases púricas. Na excisão por malpareamento, a alteração é reconhecida por enzimas do tipo Mut, que se ligam na região do DNA onde foi identificado o erro. E) Se uma das fitas do cromossomo é defeituosa, a outra também tem de ser, de modo que uma não pode ser usada como modelo para guiar a correção da outra.
Questão 9: Com base em seus conhecimentos sobre estrutura e replicação do DNA, assinale a alternativa correta: A velocidade do movimento das moléculas de DNA polimerase na forquilha de replicação em eucariotos e procariotos é equivalente. Isso é resultado do maior número de origens de replicação em eucariotos. A DNA-polimerase está associada a apenas uma proteína acessória, que é conhecida como “proteína de carregamento de grampo”. Quando a enzima helicase quebra pontes de hidrogênio para abrir a forquilha de replicação, é possível que uma das fitas se dobre sobre si mesma, formando um grampo. Esse efeito se dá graças ao fenômeno da complementaridade de bases. Para impedir a formação de grampos na forquilha de replicação, a enzima topoisomerase se associa à fita de DNA A telomerase, age promovendo a síntese das extremidades dos cromossomos, tanto da fita contínua quanto da fita descontínua.