-
O fato social possui a característica da coercitividade, ou seja, repetição dos atos até tornar-se comum ao coletivo. (Falso) A característica da coercitividade refere-se à pressão que a sociedade exerce sobre os indivíduos para que sigam determinadas normas e padrões, não à repetição em si.
-
O fato social possui a característica da exterioridade, portanto, o indivíduo não é consultado sobre regras, valores e costumes, mas é impulsionado a cumprí-lo. (Verdadeiro) A exterioridade indica que os fatos sociais existem fora do indivíduo e são impostos a ele pela sociedade.
-
Para Durkheim, a educação desempenha um papel muito importante por transmitir essa série de regras de comportamento social. Dessa forma, o autor dividia a educação em dois tipos, a informal, que seria aquela transmitida pela família, em casa, e a formal, obtida na prática escolar. (Verdadeiro) Durkheim acreditava que a educação era fundamental para a socialização e transmissão dos valores e normas sociais.
-
Para Durkheim, somos compostos de duas dimensões, uma individual, que diz respeito apenas a nós mesmos. (Incompleto) Durkheim falava sobre a dualidade do ser humano, sendo composto por uma dimensão individual e outra social, onde a social é influenciada pelos fatos sociais.