Rousseau disse que o homem nasce bom, e a sociedade o corrompe. Mas essa ideia precisa de reparos: para mim, o homem nasce neutro e o sistema social educa ou realça seus instintos, liberta seu psiquismo ou aprisiona. E normalmente o aprisiona. (Augusto Cury)
Fonte: https://www.pensador.com/rousseau_frases/Links para um site externo.
Toda sociedade necessita de valores morais para se constituir e fundamentar suas regras e avaliações acerca delas. Cassirer (1999) ao discorrer sobre essa temática em Rousseau, apresenta o modo como tais normas morais são instituídas. Frente a isso, é correto afirmar que em Cassirer (1999), a moral em Rousseau se faz:
Escolha uma opção:
a. A moral não deve existir, tendo em vista que o homem só é bom em seu estado de natureza. Portanto, para conservar sua bondade, é preciso negar as regras morais e permitir que o homem seja livre.
b. As regras sociais devem ser negadas pelo homem natural. Ele não tem obrigação de cumpri-las, tendo em vista que sua essência é superior aos preceitos criados pelos indivíduos de grupos.
c. O homem deve olhar para o outro homem, porém, não deve imita-lo. Ou seja, ao olhar para o outro homem, ele deve se tornar modelo, guia para aquele que está perdido frente as regras sociais.
d. Em Rousseau o homem aprenderá quais os valores morais que devem conduzir sua vida em sociedade, a partir do momento em que ele olhar para dentro de si mesmo.
e. Ela se faz a partir da vida em sociedade. Ou seja, olhando para os demais homens é que o indivíduo aprenderá como deve ser e agir.