Salário in natura ou salário utilidade, como o próprio nome sugere, é a parcela do salário do empregado que a empresa paga por meio do fornecimento de bens ou utilidades diversas do dinheiro. Ou seja: é o pagamento feito por meio de outras coisas como alimentação, moradia, vestuário, e outras prestações in natura, como por exemplo a gorjeta.
Esse tipo de remuneração tem como objetivo solucionar alguns inconvenientes de empregados que prestam seu serviço em locais distantes ou de difícil acesso, dificultando a compra de bens, o aluguel de casas, dentre outras coisas essenciais.
Fonte: METADADOS. O que é salário in natura ou salário utilidade e quais benefícios o compõe? Disponível em:https://www.metadados.com.br/blog/o-que-e-salario-in-natura-ou-salario-utilidade-e-quais-beneficios-o-compoe/. Acesso em 20 out. 2019.
Tomando como base esse trecho, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I - O fornecimento da habilitação coletiva e alimentação como parte de pagamento ao funcionário é uma prática legal exercida pelas empresas, desde que seja sob a forma de salário-utilidade.
PORQUE
II - Essa utilidade concedida pelo empregador, assim como, outros benefícios voltados para a educação, como mensalidade, anuidade e livros são inclusos no cálculo do FGTS.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
Alternativa assinalada
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.