Sobre forças intermoleculares, considere as
- 10 pontos
afirmações abaixo e assinale os itens incorretos.
a força intermolecular predominante entre moléculas de éter dimetílico, acetaldeído e acetonitrila ( CH3OCH3,CH3CHO e CH 3 CN respectivamente) é do tipo dipolo-dipolo, onde a acetonitrila apresentará maior polaridade e consequentemente maior ponto de ebulição.
para moléculas com mais ou menos a mesma massa e tamanhos iguais, as atrações intermoleculares ficam mais intensas com o aumento da polaridade.
considerando os compostos N2,O2,Br2, e I 2 temos que o maior ponto de ebulição é encontrado para a última molécula, pois ocorre maior polarizabilidade e maior magnitude da interação do tipo dipolo induzido-dipolo induzido.
a presença de um momento de dipolo permanente em moléculas polares origina as forças dipolo-dipolo. Essas forças surgem de atrações e repulsões eletrostáticas entre extremidades carregadas de uma molécula e de uma molécula vizinha. Assim como as forças de dispersão, as forças dipolo-dipolo somente são significativas quando as moléculas estão muito próximas.
a força intermolecular do tipo dipolo-dipolo induzido ocorre entre moléculas apolares e dipolos permanentes. São exemplos: O 2 e H2O; HCl e Cl2.
a magnitude do dipolo resultante no caso do acetaldeído será maior comparado ao éter dimetílico, pois no acetaldeído o H do grupo aldeído impede mais do que os grupos metila (- -CH 3 ) no éter dimetílico.
entre n-pentano, neo-pentano e hexano, espera-se que o maior ponto de ebulição seja encontrado para o caso do hexano, pois a interação do tipo dipolo-dipolo induzido é mais forte.
ligações de hidrogênio são encontradas em todas as moléculas que contenham o H ligado a um átomo eletronegativo.
entre os compostos hidrogenados do tipo H 2 A (onde A é um elemento da família 6A ) a magnitude de forças intermoleculares aumenta à medida que descemos na família devido ao aumento da massa molecular do composto formado.