Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

Foto de perfil

Monica

Estudos Gerais30/10/2024

TEXTO 1 Dina Di, nome artístico escolhido por Viviane L...

TEXTO 1

Dina Di, nome artístico escolhido por Viviane Lopes Matias, foi uma das pioneiras do rap nacional ao lado de outras MC’s como Sharylaine, Rúbia e Cris SNJ. Nascida em Campinas, ela integrou o grupo Visão de Rua e colecionou sucessos como “Marcas da adolescência”, “Meu filho, Minhas Regras”, “Mente Engatilhada” e “A Noiva do Thock”. Adentrando a cultura hip hop com apenas 16 anos, a artista mantinha uma postura séria. Cara fechada, roupas largas e boné, estilo adotado por algumas mulheres na cena do rap nos anos 90 para diminuir os riscos da hiper-sexualização de seus corpos.

A masculinização foi a maneira que Dina encontrou de ocupar um espaço que pertencia a ela e a outras mulheres, mas que era predominantemente tomado por homens. Preta Rara, MC e historiadora nascida em Santos, é um exemplo disso. Ao Raplogia ela contou que além de ser uma mulher que sonhava com os palcos, isso foi o que a fez se identificar de imediato com Dina Di. “Quando comecei a cantar eu também precisei me masculinizar para ser aceita. Dina é uma referência, em uma época onde não se falava sobre empoderamento e feminismo, ela pautava isso com o seu trabalho”.

Dina Di deu voz a debates antes ocultados na cena nacional, como ser mulher, periférica, mãe e MC em um país que desde seus primórdios sucateia a cultura e deslegitima todo tipo de arte produzida pelas periferias. As narrativas de Dina também denunciavam questões sociais e revelavam fases distintas de sua vida fora dos holofotes.

[...]

Entretanto, o maior ensinamento deixado por Dina Di, o de ter coragem para protagonizar a sua própria trajetória, inspirou muitas mulheres que, seguindo o exemplo, adentraram o ramo musical e em especial, o rap. Yzalú, cantora e intérprete nascida em São José dos Campos, e Sara Donato, integrante do grupo Rap Plus Size, são algumas delas. “Ter conhecido ela foi inspirador, tive grandes ensinamentos. Porque a partir disso eu decidi entrar para música e ter a humildade dessa mulher, ser exemplo, ainda mais para as mulheres periféricas, que estão no corre e têm poucas oportunidades para sonhar”, disse Yzalú. “Em um dos três shows que tive o prazer de vê-la, ela disse: ‘quem melhor do que nós mulheres para cantar sobre nossas histórias?’. A partir daí eu tive certeza que queria fazer rap”, relembrou Sara.

Analise as afirmações.

( ) O texto recorre a falas de pessoas que foram impactadas pela obra de Dina Di como forma de demonstrar sua importância como biografada.

( ) O texto traz citações de mulheres da cena do rap que foram influenciadas por Dina Di, evidenciando que a obra da artista só teve repercussão entre mulheres.

( ) Para além da influência de Dina Di para outras rappers, o texto mostra sua profunda conexão com as mulheres periféricas de modo mais amplo.

Assinale a alternativa que traz a sequência correta.

A) V – F – V.

B) V – V – F.

C) F – V – V.

D) F – F – V.

E) V – V – V. [...]

Envie suas perguntas pelo App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Prefere sua atividade resolvida por um tutor especialista?

  • Receba resolvida até o seu prazo
  • Converse com o tutor pelo chat
  • Garantia de 7 dias contra erros