Texto 3
O dia em que minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas
COMEÇO DA MANHÃ, NA AULA DE CIÊNCIAS
Muito provavelmente foi a Jade que começou a onda. O tsunami, o surto de risadas.
Eu não ri. E continuei achando que aquele seria um dia como outro qualquer. Em pouco tempo teria aula de história, intervalo, português, matemática, almoço e tarde de atividades extras (quem foi que teve essa ideia genial?). Não, errei. Ainda não me acostumei com esse monte de aula do sexto ano. O certo era aula de geografia, intervalo, inglês, matemática, almoço e atividades extras. Enfim, um dia como outro qualquer do sexto ano. Até que as coisas mudaram violentamente. Mas, antes de contar o que aconteceu ou o tamanho da mudança, vocês precisam entender o episódio do lanche.
O EPISÓDIO DO LANCHE
No passado. Tipo flashback de filme que mostra uma coisa que já passou, para as pessoas que estão assistindo entenderem o que vem em pela frente. O episódio do lanche aconteceu uns três anos atrás, quando eu ainda estava no terceiro ano. Apesar de ter sido tudo muito rápido, transformou a minha vida de todas as maneiras possíveis. Naquele dia, eu estava no recreio com as minhas amigas. E as minhas amigas eternas eram as meninas que estavam na minha classe: as Júlias (Júlia A., Júlia P. e Júlia F.), a Lolô, a Maria Eduarda e a Clara. A verdade é que eu tenho amigas e gosto de todas elas, menos da Jade. Elas vão e vêm, mudam de um ano para o outro quando o colégio resolve embaralhar as salas e dissolver as panelinhas, e eu não sofro com isso. As amigas continuam amigas. As pessoas novas também acabam virando novas amigas. E a Jade vai continuar sendo um capítulo à parte.
Fonte: O dia em que minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas, Keka Reis.
Obrigatória
Nota:
1
O texto que você leu faz parte de uma história que se parece com um diário, mas não é. A narradora nos conta sobre suas aventuras no 6° ano e como a vida dela mudou por causa de um chocolate. Para dar expressividade à narrativa, são usados muitos sinais de pontuação. A vírgula, por exemplo, aparece bastante neste trecho:
O certo era aula de geografia, intervalo, inglês, matemática, almoço e atividades extras.
Aqui, qual é a função do uso das vírgulas? Leia as alternativas e escolha a correta.
A) Ajudar o leitor a entender uma emoção.
B) Introduzir a fala da narradora.
C) Separar elementos em uma lista.
D) Enumerar os afazeres da narradora.