VICTOR MEIRELLES: Primeira missa no Brasil. 1860. Óleo sobre tela. 268X356 cm. Rio de Janeiro, Museu Nacional de Belas Artes.
Não se esqueça de por algumas embaiadas, que são formas e enfeitam o bosque pelo caráter especial de suas folhas (...) Lembre-se bem das nossas árvores e troncos retos, carregados de plantas diversas, altas e com coqueiros e com palmitos pelo meio, pois estes crescerão em sombra dos grandes madeiros. Pouco, mas característico, mas genuinamente brasileiro.
Carta de Araújo Porto Alegre para Victor Meirelles, 4/2/1859. Apud. COLI, Jorge. Primeira Missa e a invenção da descoberta. In: NOVAES, Adauto (org.). A descoberta do homem e do mundo. São Paulo: Cia das Letras, 1998, p. 120.
As recomendações de Araújo Porto Alegre, então diretor da Academia Imperial de Belas Artes, a Victor Meirelles, no trecho da carta transcrita, por ocasião da pintura do quadro Primeira missa no Brasil, expressam, no que se refere à identidade nacional brasileira, em meados do século XIX, a preocupação