É possível estimar a perda de solo por equações empíricas que consideram diversas variáveis. Dentre os modelos para estimar a perda de solo, a USLE é uma das mais conhecidas e utilizadas. USLE significa Universal Soil Loss Equation, ou seja, Equação Universal de Perda de Solo.
A partir da álgebra de mapas é possível obter a perda média anual de solo para uma determinada região utilizando um SIG, no entanto, para isso é necessário:
Alternativas:
a)
realizar a subtração de todas as variáveis condicionantes da USLE para obter a perda média anual de solo por unidade de área.
b)
estimar e espacializar somente o fator K (erodibilidade do solo), que se refere ao quão o solo é susceptível a ser erodido.
c)
ter todos os fatores condicionantes da USLE especializados, ou seja, a sobreposição de todos os mapas multiplicados informará a perda de solo.
d)
estimar e espacializar somente o fator C, que considera o tipo de uso do solo e o quanto esse uso do solo influencia na perda de solo.
e)
realizar a adição de todas as variáveis condicionantes da USLE para obter a perda média anual de solo por unidade de área.