O Desenvolvimento Organizacional é uma continuação da Teoria Comportamental, não é propriamente uma teoria administrativa, mas um desdobramento prático e operacional em sentido da Teoria Sistêmica. A origem do DO tem motivado os administradores e consultores a trabalharem de modo em que as pessoas se sintam parte da organização. Assim, foram atribuídos vários fatores para seu surgimento (CHIAVENATO, 2011). Com relação aos fatores para o surgimento do Desenvolvimento Organizacional, assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
A) Conflitos interpessoais: foram criados grupos de pessoas que se alteraram entre organizações públicas e privadas, o DO é o meio termo entre a Teoria Comportamental e a Teoria Sistêmica, que buscou na psicologia uma forma para um novo modelo de administração.
B) Diversidades de mudanças no mundo: necessidade de a organização estar pronta para as transformações de forma rápida e inesperada, complexidade maior nas organizações, a tecnologia envolve pessoas com competências diferentes para a integração na DO - mudanças no comportamento.
C) Modelos de desenvolvimento individual: pessoal, individualização, indivíduo dentro da empresa, com objetivo de dar ênfase e alcançar os objetivos do próprio indivíduo.
D) Motivação humana: observa-se que nem sempre os objetivos da empresa estão de acordo com os objetivos do indivíduo. Com isso, muitas vezes, o sistema se torna ineficiente, retardando ou até impedindo que a organização alcance seus objetivos.