O final da Idade Média e o início da Idade Moderna marcou a transição do Feudalismo para o Capitalismo. Nesse tempo, deu-se a formação da burguesia e dos estados nacionais, que viram florescer o Humanismo, o Renascimento e a Reforma Religiosa. A respeito dessa transição é correto afirmar que
a) o Renascimento apresentou um caráter universalista e representou um movimento que expressou a valorização das classes inferiores, não sendo puramente um movimento burguês, sustentando a valorização do homem e do indivíduo.
b) a Reforma Católica ou Contrarreforma refere-se a um movimento que buscava revisar preceitos e dogmas católicos, abalados pelas críticas e iniciativas dos reformadores protestantes.
c) a formação da classe burguesa contou com a aprovação das atividades mercantis por parte da Igreja, que aceitava o “justo preço” e a prática da usura.
d) a consolidação dos Estados Nacionais firmava-se na conjugação de dois fatores: o amplo apoio dado pelos senhores feudais e a materialização econômica dos impostos pagos pelo clero, convertidos em capital para organizar o exército e para manter a infraestrutura.
e) a transição do Feudalismo para o Capitalismo deu-se simultaneamente em toda a Europa e as relações ligadas às obrigações e à dependência pessoal foram extintas no início do século XVI.