"Os códices eram feitos com lâminas de papel de amate ou amatl, amaquahuitl em náhualt, obtido da cortiça da figueira ou de folhas de maguey aplanadas, ou feitas de pele de veado. Eram tratadas com uma capa de gesso ou cal; após esse processo, escreviam-se ou desenhavam-se os glifos. As lâminas uniam-se como se fossem um biombo ou sanfona, protegidas por capas de madeira."
Fonte: RONCO, A. P. A educação através dos códices astecas. Revista Semioses. Rio de Janeiro, v. 1, n. 06, fev. p. 11, 2010.
Figura 1 - Página do Códice Mendoza, de aproximadamente 1541
Fonte: RONCO, A. P. A educação através dos códices astecas. Revista Semioses. Rio de Janeiro, v. 1, n. 06, fev. 2010. p. 119.
Assim, com base nestas informações, analise as asserções abaixo:
I. O Códice Mendoza, de aproximadamente 1541, é um códice colonial, ou seja, posterior à conquista do México pelos Astecas, e foi pintado por escribas astecas que utilizaram o formato pictórico e iconográfico antigo. A obra informava o rei Carlos I da Espanha sobre os Astecas.
PORQUE
II. Além de reproduzir os pictogramas astecas, o códice os traduz para o espanhol. A primeira parte da obra conta as origens de Tenochtitlán e a história de seus governantes. A segunda (como exemplificado na imagem acima) detalha os tributos que cada cidade deveria pagar a Tenochtitlán. A última parte relata a vida cotidiana dos Astecas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.