A reação em cadeia de polimerase (PCR) permite que os fragmentos de DNA sejam amplificados um bilhão de vezes em poucas horas e é caracterizada como uma técnica rápida, totalmente automatizada e sem a necessidade de uso de células.
LUCENA, A. L. M. Biologia Molecular e Forense. Maringá: Unicesumar, 2021.
Considerando essa técnica, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. A reação em Cadeia da Polimerase (PCR) é uma ferramenta da biologia molecular utilizada em casos criminosos, em que a quantidade de DNA disponível na cena do crime é reduzida. São exemplos de amostras biológicas retiradas da cena do crime e que podem servir para análise: pedaços de cabelo, gotas de sangue ou saliva, ou DNA deixado em impressão digital.
PORQUE
II. A PCR envolve a desnaturação inicial da fita dupla de DNA, para isso, emprega-se o aumento de temperatura a, aproximadamente, 94ºC, seguida da amplificação exponencial, marcada pelo anelamento dos primers na fita simples desnaturada, pela extensão do DNA molde pela enzima Taq DNA polimerase em temperatura de 72º em ciclos repetitivos e pela extensão final, permitindo que toda amplificação semi-iniciada seja completada.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: