De acordo com a NR 32 (1978), consideram-se agentes biológicos os microrganismos, geneticamente modificados ou não, as culturas de células, os parasitas, as toxinas e os príons. Esses são constituídos por seres vivos capazes de contaminar os ambientes ocupacionais e afetar a saúde do trabalhador, como os microrganismos (vírus, bactérias, bacilos, fungos etc.). Em geral, os riscos biológicos estão presentes em atividades relacionadas à manipulação de produtos de origem animal, atendimento e tratamento de animais, serviços de limpeza e reciclagem do lixo urbano, cemitérios, trabalhos em laboratórios biológicos e clínicos, serviços de saúde em geral, esgotos (galerias e tanques), incineradores de lixo, estábulos, cocheiras e locais com resíduos deteriorados de animais.Fonte: PEIXOTO, Neverton Hofstadler; FERREIRA, Leandro Silveira. Higiene Ocupacional I. 2012. Disponível em: https://educacao2.go.gov.br/files/SESMT/HigieneOcupacionalI.pdf. Acesso em: 26 abr. 2024.Considerando o texto e as informações a respeito dos riscos biológicos, analise as afirmativas a seguir:I. O tratamento mais eficaz contra o vírus é a profilaxia através da vacinação, formando anticorpos.
II. Os agentes biológicos podem ser classificados em 4 classes de acordo com o risco de contaminação.
III. Os fungos se desenvolvem de acordo com as condições ambientais e podem causar doenças de pele, porém o tratamento é simples.
IV. O agente biológico classificado como bactéria apresenta tamanho menor que o vírus, porém precisa de um hospedeiro no meio ambiente para se desenvolver.É correto o que se afirma em:
A) I e IV, apenas.
B) III e IV, apenas.
C) II e III, apenas.
D) II, III e IV, apenas.
E) I, II e III, apenas.