!) Segundo a utilização da linguagem pelo comunicador ou falante, a linguagem possui diferentes funções que dependem dos elementos utilizados na comunicação, ou seja, do emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto. As combinações desses elementos determinam o objetivo do ato comunicativo.
Neste sentido, analise as seguintes alternativas:
I. Função referencial ou denotativa: é também chamada de função informativa, a função referencial tem como objetivo principal informar ou referenciar algo. Por sua função, este tipo de texto é escrito na terceira pessoa (singular ou plural) enfatizando seu caráter impessoal.
II. Função conotativa ou apelativa: esta função traz as emoções do emissor e é também chamada de função expressiva e tem como objetivo principal transmitir suas emoções, sentimentos e subjetividades por meio da própria opinião. É o tipo de função que explicita, que evidencia as opiniões e emoções de quem escreve a mensagem, por isso o texto é escrito em primeira pessoa e está voltado para o emissor, porque possui um caráter pessoal.
III. Função emotiva ou expressiva: o objetivo é influenciar o receptor a partir do apelo, por esta razão é chamada também de apelativa. É caracterizada por uma linguagem persuasiva que tem o intuito de convencer o leitor. Por isso, o grande foco é no receptor da mensagem. Essa função é muito utilizada nas propagandas, publicidades e discursos políticos, de modo a influenciar o receptor por meio da mensagem transmitida. Este tipo de texto costuma se apresentar na segunda ou na terceira pessoa com a presença de verbos no imperativo e o uso do vocativo.
IV. Função poética: esta função tem como objetivo enfatizar a mensagem, ressaltando a maneira como ela é estruturada para dar destaque ao seu significado. Ao se escolher a função poética, a preocupação não é com as rimas, que pode ser tanto em prosa como em verso. O texto não é objetivo e transmite sempre muita informação.
V. Função metalinguística: a função metalinguística é caracterizada pelo uso da metalinguagem, ou seja, a linguagem que se refere a ela mesma, como a que se usa nos dicionários, cujos verbetes explicam a própria palavra. Ou ainda, no filme que tem por próprio tema o cinema. No poema que tem por tema o fazer literário ou em uma peça de teatro que tem por tema o teatro e demais gêneros em que a linguagem está preocupada com o próprio código. Nestes casos, o emissor explica um código utilizando o próprio código. e justifique a resposta
É correto apenas o que se afirm em:
A) Somente a afirmativa III está correta.
B) Somente a afirmativa II está correta.
C) Somente as afirmativas I e V estão corretas.
D) Somente as afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
E) As afirmativas I, II, III, IV e V estão corretas.
2) A língua é a linguagem que utiliza a palavra como sinal de comunicação, sendo, assim, um aspecto de linguagem. Para Terra (2018, p. 13), em geral, define-se a língua como um “sistema de natureza gramatical, que pertence a um grupo de indivíduos, formado por um conjunto de sinais (o léxico) e por um conjunto de regras para a combinação (gramática em sentido amplo).
De acordo com os estudos de nossa disciplina e do enunciado acima, quanto aos aspectos da língua e da linguagem, leia atentamente as alternativas, depois analise e assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:
a) A língua é uma construção exclusivamente individual de caráter abstrato que se concretiza por meio da fala, que é um ato individual de vontade e inteligência que não se confunde com fala.
B) A língua e a linguagem vêm antes mesmo do surgimento da própria sociedade.
C) A língua é uma construção social de caráter abstrato que se concretiza por meio da fala, que é um ato individual de vontade e inteligência que não se confunde com fala.
D) A língua não é uma construção sociocultural que existe independente do comunicador.
E) Não existe qualquer vestígio histórico de uma civilização avançada que nunca tiveram o desenvolvimento da escrita ainda que de forma primitiva.