O beneficiamento e processamento do leite é importante para a obtenção de derivados lácteos que fazem parte da alimentação das pessoas: queijo, manteiga, iogurtes, leites fermentados, leite em pó, entre outros.
Para a obtenção de derivados lácteos de qualidade, é indispensável o uso de leite de boa qualidade. Por isso, o leite deve passar pelas etapas de filtração após a ordenha para remoção de impurezas, insetos, pelos e até mesmo terra que são provenientes do processo de ordenha, mesmo quando realizado de forma correta.
Fonte: ANTIGO, J. L. D. Tecnologia de Alimentos. Maringá-PR.: UniCesumar, 2020.
Considerando o exposto, no que descreve como é feito o processo tecnológico de obtenção de queijos, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
É obtido a partir da remoção parcial ou total da água em condições determinadas.
Alternativa 2:
Inicia-se pela batedura da nata (fermentada ou não) com o objetivo de aglomerar os glóbulos de gordura, para que haja a separação do leitelho. A adição de sal é opcional.
Alternativa 3:
É obtido a partir da fermentação do leite pasteurizado ou esterilizado, com fermentos lácteos apropriados para cada tipo de produto. Essa fermentação aumenta a vida de prateleira do leite.
Alternativa 4:
É obtida a partir do desnate do leite, que passa por filtração, estocagem, padronização do teor de gordura, neutralização, pasteurização, resfriamento, maturação, batedura, lavagem, salga, malaxagem, embalagem e armazenamento.
Alternativa 5:
É obtido a partir do leite coalhado e é um concentrado de proteínas e gorduras ocasionadas por enzimas, como a renina e a pepsina, por exemplo, ou o acido láctico, e tem como subproduto o soro do leite. As fases de fabricação incluem coagulação, corte e tratamento da coalhada, dessoragem, enformagem, salga e maturação.