Baixe o app do Guru IA

Android e iOS

Foto de perfil

Victor

procedimentos pré e pós analiticos11/04/2024

Sobre o uso do torniquete para coleta de amostras de sangue ...

Sobre o uso do torniquete para coleta de amostras de sangue venoso, é incorreto afirmar que:

O torniquete deve ser aplicado entre 7,5 a 10,0 cm acima do local da punção venosa. Se ele for usado para seleção preliminar da veia, fazê-lo apenas por um breve momento, pedindo ao paciente para fechar a mão. Depois de localizada a veia, deve-se afrouxar o torniquete e esperar 2 minutos antes de aplicá-lo novamente para fazer a punção.

Depois de posicionado o torniquete, é adequado dar batidinhas de leve sobre as veias para favorecer a sua visualização. Isso não gera desconforto no paciente e não causa alterações de resultados, já que não é algo suficiente para causar hemólise.

Quando a aplicação do torniquete excede um minuto, pode ocorrer estase localizada, hemoconcentração e infiltração de sangue para os tecidos, gerando valores falsamente elevados para todos os analitos baseados em medidas de proteínas, alteração do volume celular e de outros elementos celulares. Para exames como dosagem de lactato ou de cálcio, não se deve usar torniquete pois isso pode alterar os resultados.

Quando há lesão na pele, não é recomendável a aplicação direta do torniquete. O ideal é selecionar outro local para coleta ou, alternativamente, posicionar o torniquete sobre a roupa do paciente.

Envie suas perguntas pelo App
Google Play
App Store
Equipe Meu Guru

Prefere sua atividade resolvida por um tutor especialista?

  • Receba resolvida até o seu prazo
  • Converse com o tutor pelo chat
  • Garantia de 7 dias contra erros